sexta-feira, 21 de março de 2014

BIOGRAFIA DE CAIO PRADO JÚNIOR



Caio Prado Júnior nasceu em São Paulo, em 1907. Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1928, ingressou naquele mesmo ano na vida política, filiando-se ao Partido Democrático (PD).Como membro do PD participou na Revolução de 1930 e foi um dos delegados revolucionários no interior do estado de São Paulo. Em 1931, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro, então Partido Comunista do Brasil (PCB). Não viu com bom olhos a Revolução Constitucionalista paulista de 1932 por considerá-la um retorno ao antigo regime. No ano seguinte, fez sua estreia como escritor com o ensaio Evolução política do Brasil em que procurou elaborar uma síntese da história brasileira da colônia ao fim do Império tendo por base o materialismo dialético. Naquele mesmo ano viajou à União Soviética, publicando em 1934 o livro URSS, um novo mundo.
Foi vice-presidente da Aliança Nacional Libertadora (ANL), frente política que reunia comunistas, socialistas e a ala esquerda do tenentismo, a partir de uma plataforma de combate ao fascismo e ao imperialismo. Após o fracasso do levante promovido por setores da ANL em Natal, Recife e Rio de Janeiro, em 1935, esteve preso por dois anos. Partiu para o exílio em 1937, regressando ao país em 1939.
Em 1942 lançou o livro Formação do Brasil Contemporâneo considerado pela crítica como a sua obra mais importante e marco na historiografia brasileira. Enveredou-se também naqueles anos no mundo dos negócios, constituindo, em 1943, a Editora Brasiliense. Em 1947, com a redemocratização do país e a expansão político-eleitoral do PCB, elegeu-se deputado estadual em São Paulo por aquela legenda, sendo cassado no ano seguinte. Viveu a partir daí uma fase de grande produção intelectual.
São de sua autoria além das obras citadas, História econômica do Brasil (1945), Dialética do conhecimento (1963), História e desenvolvimento (1968), A Revolução Brasileira (1966), A questão agrária no Brasil (1979), entre outros títulos. Morreu em São Paulo em 1990.






 Retirado do Site: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/caio_prado_junior  acesso em 17/03/2014. 16:15.

Postado por: 
  Simone Araújo da Silva Salvino.
  Vanessa Barbosa da Silva.
Graduandos do Curso de Pedagogia (UFCG) e bolsistas do PET-Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antonio Gramsci

Todo Estado é uma ditadura.