ENSINO


Um exemplo de uma das atividades de ensino desenvolvidas pelo grupo

ATIVIDADE DE ENSINO-CICLO DE ESTUDOS ENSAIOS E ROMANCES SOBRE O BRASIL: DIÁLOGOS SOCIOLÓGICOS E LITERÁRIOS


O Ciclo de estudos "Ensaios e Romances sobre o Brasil: diálogos sociológicos e literários" vem desempenhando um relevante papel na formação acadêmica, não apenas dos integrantes do Grupo, como também dos alunos do Curso de Pedagogia. É um desdobramento de uma atividade no Grupo desde o ano de 2009. O ciclo teve início com as obras de pensadores sociais como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Florestán Fernandes, e foi ampliada para estudos de questões nacionais formuladas por alguns dos maiores pensadores e literatos do Brasil. Assim ampliamos desde 2015, o contato com as obras citadas acerca da formação social brasileira, mediante o estudo de obras literárias referenciais do regionalismo nordestino, tendo em vista o ingresso de novos integrantes do grupo, sendo retomadas as obras citadas acerca da formação social brasileira. Trata-se, portanto, de construir um diálogo entre textos e autores que, cada um ao seu modo, nos ensinaram a pensar o Brasil. Em 2019, o ciclo completa 10 anos de atividades e daremos prosseguimento com os estudos de alguns autores selecionados a partir da vasta fortuna crítica em torno desses grandes intérpretes do Brasil, nos âmbitos sociológico e literário, culminando com a proposição de um seminário sobre essa relevante atividade para o grupo e demais alunos de Pedagogia. O ciclo compreenderá estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo sob a coordenação de um professor sociólogo e literato e participação de outros convidados.
Objetivos:
Objetivo geral -Contribuir para o aprimoramento da formação acadêmica das alunasPETianas e dos graduandos do Curso de Pedagogia, mediante o estudo de alguns dos eixos temáticos centrais de obras eautores representativos do pensamento social brasileiro, escritas em momentos distintos, sob critérios antropológicos, sociológicos, históricos ou literários.
Objetivo específico- Discutir aspectos econômicos, socioculturais e educacionais da formação social brasileira e nordestina, a partir do estudo de obras relevantes nos campos das ciências sociais e antropológicos e da literatura regional brasileira.



Estudo da obra "Vidas secas" no Museu Interativo do Semiárido- UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário