quarta-feira, 11 de agosto de 2021
Vamos compartilhar nossas leituras, filmes e séries favoritas ?
quarta-feira, 4 de agosto de 2021
PET Indica: " Histórias das ideias pedagógicas no Brasil"
Dermeval Saviani
Idealizador da Pedagogia por ele denominada Histórico-crítica, Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados. O problema é o caráter mecânico dessa transmissão, isto é, o fato dela ser feita desligada das razões que a justificam e sem que os professores disponham de critérios para discernir entre aqueles conhecimentos que precisam ser transmitidos e aqueles que não precisam. Segundo Saviani, isso abre espaço para sobrecarregar os currículos com conteúdos irrelevantes ou cuja relevância não é alcançada pelos professores, o que os impede de motivar os alunos a se empenhar na sua aprendizagem.
Fonte:http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=332
Indicação: PETiana Lívia Maria.
quarta-feira, 28 de julho de 2021
PET Indica: " O Diário de Anne Frank"
A Obra de Anne Frank já foi traduzida para mais de 70 idiomas e conta com várias edições:
Edição em quadrinhos: Edição voltada para o público infantil:
Podemos encontrar diversas capas da obra:
quarta-feira, 21 de julho de 2021
PET Indica: "Psicogênese da Língua Escrita."
Emília Ferreiro e Ana Teberosky
Hoje, particularmente, quero falar sobre “Psicogênese da língua escrita”. Quem já teve a oportunidade de cursar as disciplinas de Psicologia, bem como de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, sabe que esse livro é indispensável para futuros pedagogos e pedagogas, e representa um marco na história da alfabetização. Infelizmente, por conta da carga horária da disciplina, é impossível trabalhá-lo por completo, mas é um livro que vale a pena ler integralmente, por isso quero indicá-lo a vocês.
De maneira geral, o tema central do livro é a alfabetização e ele tem como foco a análise do processo de aquisição da língua escrita. As autoras sentiram a necessidade da realização de um estudo para entender os porquês do fracasso escolar na alfabetização na América Latina e, em busca de soluções para o problema, desenvolveram uma pesquisa com crianças entre quatro e seis anos, mostrando que o processo de aprendizagem da escrita se inicia bem antes da vida escolar e que é necessário buscar um ensino que a veja não como uma técnica apenas, com base somente em métodos, mas compreendendo essa aprendizagem como uma construção na qual o sujeito é ativo e procura adquirir conhecimentos. Muda-se, então, o foco do “como ensinar” para o que mais deve importar: o como se aprende.
Há, ainda, muitos assuntos presentes no livro dos quais eu poderia falar: os métodos tradicionais do ensino da leitura, a influência de Piaget nas teorias das autoras, aspectos sociais envolvidos na deserção escolar, as hipóteses que as crianças constroem no aprendizado da leitura e da escrita etc. Mas, sem spoiler! Foi só para despertar o interesse na leitura...
Indicação: PETiana Maria Luíza.
quarta-feira, 14 de julho de 2021
PET Indica: "Como desenvolver o potencial criador: Um guia para a liberação da criatividade em sala de aula."
Eunice Soriano de Alencar Nívea Pimenta BragaClaudio Delamare Marinho
Para o #Petindica de hoje, apresentamos o livro intitulado “Como desenvolver o potencial criador: um guia para a libertação da criatividade em sala de aula”, que aborda a temática da criatividade a partir da compreensão de não se tratar de um dom presente em indivíduos seletos, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida por todos; desde que haja um trabalho voltado para o fortalecimento de um conjunto de habilidades cognitivas dos sujeitos, especialmente aquelas relacionadas à criatividade, como é destacado logo na introdução. As ideias se desenvolvem e se articulam no decorrer de nove capítulos: introdução; a importância da criatividade; desfazendo os mitos sobre a criatividade; o pensamento criativo; personalidade e criatividade; a repressão ao potencial criador; barreiras à criatividade no sistema educacional brasileiro; técnicas e programas de criatividade; e, imaginação e o uso de imagens sensoriais. A obra conta com pouco mais de cem páginas e um conteúdo bastante relevante e instigante!
Indicação: PETiana Jackeline Pereira Mendes.
quinta-feira, 8 de julho de 2021
PET Indica: "Saúde Mental na Escola: O que os Educadores Devem Saber."
Gustavo M. Estanislau. e Rodrigo A. Bressan(Organizadores)
O livro intitulado “Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber”, mostra-se fundamental para educadores, pais e demais pessoas interessadas na temática. Organizado pelos pesquisadores e psiquiatras, Gustavo M. Estanislau e Rodrigo Affonseca Bressan, a obra é composta por dezenove capítulos, contando com temas como: saúde mental na escola, a relação entre saúde e transtornos mentais, a promoção da saúde e a prevenção de transtornos, a aprendizagem socioemocional, a relação entre escola e família, o desenvolvimento normal no período escolar, os transtornos e problemas comportamentais mais comumente observados na escola, além de aspectos jurídicos relacionados. Ou seja, uma obra que possibilita um contato inicial com uma diversidade de assuntos, com rigor cientifico e linguagem clara.
Ambos são organizadores do Projeto Cuca Legal uma iniciativa vinculada ao departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP) que busca a promoção de saúde mental e prevenção dos transtornos mentais em ambientes de ensino, através de programas de intervenção baseados em evidencias científicas.
quarta-feira, 30 de junho de 2021
PET Indica: " Eu sou Malala- A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã."
O livro intitulado “Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã” foi escrito pela própria Malala Yousafzai com a ajuda de Christina Lamb. O livro apresenta um caráter (Auto)biográfico, pois conta a trajetória de luta da jovem Malala pelo direito à educação. Malala passou a ser conhecida pelo mundo em 2012 quando sofreu um atentado e foi baleada pelo grupo do Talibã. Isso porque, além de ser contra o que era pregado por tal grupo, disseminava junto a seu pai o que defendiam e achavam correto no que diz respeito a educação e ao lugar da mulher nessa sociedade. Ademais, o livro, de fácil leitura, é permeado por conceitos de educação; como também, uma imersão no contexto histórico, na cultura, nas crenças e costumes do Paquistão.
Seu livro resultou em algumas edições com públicos alvo diferentes:
segunda-feira, 21 de junho de 2021
terça-feira, 15 de junho de 2021
Marcadores Personalizados Pet Pedagogia.📚
Olá, pessoal !
Nós do PET Pedagogia elaboramos alguns modelos de marcadores de páginas para vocês. Eles são essenciais nos momentos de leitura e nunca são suficientes. Então, se gostaram da ideia, comentem muito para que possamos trazer mais versões com outras frases ou padrões de desenhos.
É só baixar, imprimir e aproveitar!
Obs: os papéis recomendados na hora da impressão são o couchê, reciclato e supremo. Assim o marcador fica mais resistente e dura mais.
Clicar Aqui📚
segunda-feira, 14 de junho de 2021
PET Pedagogia Indica! "Pedagogias do Século XXI: Bases para a Inovação Educativa"
Jaume Carbonell
Hoje no #petindica teremos o livro “Pedagogias do Século XXI: Bases para a Inovação Educativa” do pedagogo, jornalista e sociólogo Jaume Carbonell. Fizemos a leitura integral do livro, perpassando por todas as pedagogias apresentadas e, por isso, decidimos compartilhar essa obra aqui no blog . No decorrer da obra são apresentadas oito pedagogias que estão marcando os rumos da inovação educativa no presente século. Nesse sentido, ao longo dos capítulos a lógica se estrutura em cinco partes: inicialmente, conta com pequenos relatos de experiências vividas cotidianamente; em seguida, apresenta o paradigma educativo e logo após, os referenciais, suas bases teóricas e sua intervenção educativa; na quarta parte apresentam-se as experiências de práticas de longa data ou de iniciativas simples e, por fim, na última parte, são pontuados alguns questionamentos com o propósito de promover o debate entre os estudantes, docentes ou profissionais e cidadãos interessados pela educação.
Gostaram de conhecer um pouco dessa obra e do autor? comenta aí, vamos adorar saber! #petindica
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
Inscrições aceitas para o minicurso de extensão Sentido(s) da Vida e da Educação (2020)
Acrescentamos o número de vagas para poder
contemplar todos os inscritos até o dia 28
de outubro de 2020. Os encontros se iniciam hoje (29 de outubro), às 14 horas.
Verifique no seu e-mail (cadastrado) as orientações.
Ana Catarina da Silva Trindade Frazão
Andreia Carla da silva
Andressa Gicelly Matias Sousa
Antonia Luana Demetrio de Souza
Debora Wanderley Cavalcanti
Edilainy da Silva Alencar
Elizangela Dias Santiago
Estella Oliveira da Silva
Gabrielle Ramos de Araujo
Gessica Lucia de Oliveira Barros
Guilherme Gutemberg Barbosa de Paula
Larissa Félix de Andrade
Laura Maria da Silva Andrade
Leila Britto de Amorim Lima
Lenita do Rego Barros Andreolli
Luciana Nunes do Nascimento
Lucivania Barbosa Evangelista Batista
Luziana Pereira bezerra
Márcio André de Andrade
Maria Isabel Francisco da Silva
Maria Valquíria de Vasconcelos Cordeiro
Nadjja Almeida Faustino
Rita de Cássia Gomes Silva
Stefhany Sales de Araujo
Suilla Mayara da Silva Angelo
Suzana maria custodio da silva
Verônica de Souza Fragoso
Yara Gonçalves Lira de Melo