terça-feira, 23 de junho de 2020

PET Pedagogia indica ... Pedagogia da Esperança


                 Em tempos de isolamento social, uma das maneiras mais belas de distrair-se é ler um livro. Foi exatamente o que fiz e venho por meio deste compartilhar minha experiência tão enriquecedora para minha formação, bem como para minha vida pessoal, proporcionada pelo PET Pedagogia. O livro que me debrucei é intitulado como “Pedagogia da Esperança” de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, este teve sua primeira publicação em 1992, porém traz discussões atuais sobre educação e questões sociais.
            A obra é constituída por narrativas de vida do autor que contribuíram para a formação de todo conhecimento Freireano, estas são formadas pelo contato que Freire teve com os grupos populares e sua participação em seminários, resultando em experiências positivas e negativas. Ele retoma a “Pedagogia do Oprimido” trazendo discussões acerca da problematização social, nos convidando a refletir sobre o futuro educador e enfatizando a esperança de que é possível através da educação mudar o mundo.
     A abordagem Freireana entende a educação como uma prática libertadora que atribui sentido da conscientização dos sujeitos sobre a realidade vivida. Paulo Freire tem por objetivo emancipar os sujeitos partindo da leitura de mundo, o mesmo defende que somos seres inacabados sujeitos do processo educativo, no qual sempre podemos aprender mais. Ele critica a educação bancária que é a favor da classe opressora, esta faz com que os seres não se reconheçam como históricos e sociais e ainda aborda temáticas como: a importância do currículo não ser neutro; escolha dos conteúdos; e sobre a prática educativa.
            O livro possui uma linguagem de fácil compreensão que envolve o leitor, foi uma leitura que me fez refletir sobre minha prática como futura educadora, esta que respeita e considera os saberes e experiências dos educandos, emancipa através da leitura de mundo e assim, liberta e transforma o ser humano. Em suma, recomendo a leitura desse livro, que se faz tão importante para a história da Pedagogia, principalmente nesse momento de isolamento social, nos enchendo de esperança para lutarmos em busca de uma educação de qualidade para todos os seres históricos e sociais.



Obs.: Indicação da PETiana Mariana Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário