quarta-feira, 21 de julho de 2021

PET Indica: "Psicogênese da Língua Escrita."

 

                                                                                     Emília  Ferreiro e Ana Teberosky





Hoje, particularmente, quero falar sobre “Psicogênese da língua escrita”. Quem já teve a oportunidade de cursar as disciplinas de Psicologia, bem como de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, sabe que esse livro é indispensável para futuros pedagogos e pedagogas, e representa um marco na história da alfabetização. Infelizmente, por conta da carga horária da disciplina, é impossível trabalhá-lo por completo, mas é um livro que vale a pena ler integralmente, por isso quero indicá-lo a vocês. 

    De maneira geral, o tema central do livro é a alfabetização e ele tem como foco a análise do processo de aquisição da língua escrita. As autoras sentiram a necessidade da realização de um estudo para entender os porquês do fracasso escolar na alfabetização na América Latina e, em busca de soluções para o problema, desenvolveram uma pesquisa com crianças entre quatro e seis anos, mostrando que o processo de aprendizagem da escrita se inicia bem antes da vida escolar e que é necessário buscar um ensino que a veja não como uma técnica apenas, com base somente em métodos, mas compreendendo essa  aprendizagem como uma construção na qual o sujeito é ativo e procura adquirir conhecimentos. Muda-se, então, o foco do “como ensinar” para o que mais deve importar: o como se aprende.

Há, ainda, muitos assuntos presentes no livro dos quais eu poderia falar: os métodos tradicionais do ensino da leitura, a influência de Piaget nas teorias das autoras, aspectos sociais envolvidos na deserção escolar, as hipóteses que as crianças constroem no aprendizado da leitura e da escrita etc. Mas, sem spoiler! Foi só para despertar o interesse na leitura...



Indicação: PETiana Maria Luíza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário