A Obra de Anne Frank já foi traduzida para mais de 70 idiomas e conta com várias edições:
Edição em quadrinhos: Edição voltada para o público infantil:
Podemos encontrar diversas capas da obra:
A Obra de Anne Frank já foi traduzida para mais de 70 idiomas e conta com várias edições:
Edição em quadrinhos: Edição voltada para o público infantil:
Hoje, particularmente, quero falar sobre “Psicogênese da língua escrita”. Quem já teve a oportunidade de cursar as disciplinas de Psicologia, bem como de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, sabe que esse livro é indispensável para futuros pedagogos e pedagogas, e representa um marco na história da alfabetização. Infelizmente, por conta da carga horária da disciplina, é impossível trabalhá-lo por completo, mas é um livro que vale a pena ler integralmente, por isso quero indicá-lo a vocês.
De maneira geral, o tema central do livro é a alfabetização e ele tem como foco a análise do processo de aquisição da língua escrita. As autoras sentiram a necessidade da realização de um estudo para entender os porquês do fracasso escolar na alfabetização na América Latina e, em busca de soluções para o problema, desenvolveram uma pesquisa com crianças entre quatro e seis anos, mostrando que o processo de aprendizagem da escrita se inicia bem antes da vida escolar e que é necessário buscar um ensino que a veja não como uma técnica apenas, com base somente em métodos, mas compreendendo essa aprendizagem como uma construção na qual o sujeito é ativo e procura adquirir conhecimentos. Muda-se, então, o foco do “como ensinar” para o que mais deve importar: o como se aprende.
Há, ainda, muitos assuntos presentes no livro dos quais eu poderia falar: os métodos tradicionais do ensino da leitura, a influência de Piaget nas teorias das autoras, aspectos sociais envolvidos na deserção escolar, as hipóteses que as crianças constroem no aprendizado da leitura e da escrita etc. Mas, sem spoiler! Foi só para despertar o interesse na leitura...
Indicação: PETiana Maria Luíza.
O livro intitulado “Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber”, mostra-se fundamental para educadores, pais e demais pessoas interessadas na temática. Organizado pelos pesquisadores e psiquiatras, Gustavo M. Estanislau e Rodrigo Affonseca Bressan, a obra é composta por dezenove capítulos, contando com temas como: saúde mental na escola, a relação entre saúde e transtornos mentais, a promoção da saúde e a prevenção de transtornos, a aprendizagem socioemocional, a relação entre escola e família, o desenvolvimento normal no período escolar, os transtornos e problemas comportamentais mais comumente observados na escola, além de aspectos jurídicos relacionados. Ou seja, uma obra que possibilita um contato inicial com uma diversidade de assuntos, com rigor cientifico e linguagem clara.
Ambos são organizadores do Projeto Cuca Legal uma iniciativa vinculada ao departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP) que busca a promoção de saúde mental e prevenção dos transtornos mentais em ambientes de ensino, através de programas de intervenção baseados em evidencias científicas.
O livro intitulado “Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã” foi escrito pela própria Malala Yousafzai com a ajuda de Christina Lamb. O livro apresenta um caráter (Auto)biográfico, pois conta a trajetória de luta da jovem Malala pelo direito à educação. Malala passou a ser conhecida pelo mundo em 2012 quando sofreu um atentado e foi baleada pelo grupo do Talibã. Isso porque, além de ser contra o que era pregado por tal grupo, disseminava junto a seu pai o que defendiam e achavam correto no que diz respeito a educação e ao lugar da mulher nessa sociedade. Ademais, o livro, de fácil leitura, é permeado por conceitos de educação; como também, uma imersão no contexto histórico, na cultura, nas crenças e costumes do Paquistão.
Seu livro resultou em algumas edições com públicos alvo diferentes:
Olá, pessoal !
Nós do PET Pedagogia elaboramos alguns modelos de marcadores de páginas para vocês. Eles são essenciais nos momentos de leitura e nunca são suficientes. Então, se gostaram da ideia, comentem muito para que possamos trazer mais versões com outras frases ou padrões de desenhos.
É só baixar, imprimir e aproveitar!
Hoje no #petindica teremos o livro “Pedagogias do Século XXI: Bases para a Inovação Educativa” do pedagogo, jornalista e sociólogo Jaume Carbonell. Fizemos a leitura integral do livro, perpassando por todas as pedagogias apresentadas e, por isso, decidimos compartilhar essa obra aqui no blog . No decorrer da obra são apresentadas oito pedagogias que estão marcando os rumos da inovação educativa no presente século. Nesse sentido, ao longo dos capítulos a lógica se estrutura em cinco partes: inicialmente, conta com pequenos relatos de experiências vividas cotidianamente; em seguida, apresenta o paradigma educativo e logo após, os referenciais, suas bases teóricas e sua intervenção educativa; na quarta parte apresentam-se as experiências de práticas de longa data ou de iniciativas simples e, por fim, na última parte, são pontuados alguns questionamentos com o propósito de promover o debate entre os estudantes, docentes ou profissionais e cidadãos interessados pela educação.
Inscrições aceitas para o minicurso de extensão Sentido(s) da Vida e da Educação (2020)
Acrescentamos o número de vagas para poder
contemplar todos os inscritos até o dia 28
de outubro de 2020. Os encontros se iniciam hoje (29 de outubro), às 14 horas.
Verifique no seu e-mail (cadastrado) as orientações.