terça-feira, 31 de março de 2020

O que já foi realizado até agora ?

         Enquanto os demais estudantes estavam de férias o grupo PET Pedagogia estava à todo vapor. Desde o final de janeiro já nos organizávamos para as atividades, ajustando o planejamento do ano vigente.
         Durante o mês de fevereiro, tivemos inicio as atividades com o acolhimento dos novos integrantes, organização do espaço do grupo e reunião do planejamento mensal, além da produção de artigos para os eventos do Programa PET como o ENEPET (de âmbito regional) e para o ENAPET (nacional).

         Iniciamos e concluimos o minicurso Criatividade e Inovação no Ensino (módulo I) ministrado pelo Professor André Augusto Diniz Lira para o grupo e que posteriormente será levado para os alunos do curso de Pedagogia e para os alunos e professores da rede pública de ensino.
        Começamos o curso Saúde Mental na Escola, onde debatemos o conceito de saúde e doença, os principais transtornos e os papéis da escola e da família na promoção da saúde mental da criança. Posteriormente levaremos essa discussão para os alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Campina Grande e para as escolas públicas municipais.  Além disso, um grupo foi designado para elaborar e proferir uma palestra sobre alguns transtornos mentais mais frequentes em sala de aula.

        Durante o mês de março, realizamos estudos biográficos e a discussão sobre a importância dos memoriais para a formação docente e pessoal, partindo do livro "Metamemória-Memória: travessia de uma educadora" de Magda Soares. A partir disso, cada PETiano construiu um diário de aprendizagem para compor um memorial de formação que será apresentado no final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário