quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dia do Surdo 26 de Setembro



    

Comemoramos hoje, dia 26.09.2012, um período de luta importante para Comunidade Surda. A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos.

     A data é um momento importante para refletirmos e lutarmos pela elaboração de políticas públicas efetivas que garantam condições melhores de vida para esses sujeitos que historicamente foram marcados pela opressão.
    Assim, temos muito que comemorar, uma vez que, avançamos significamente na inserção do Surdo no âmbito social, proporcionando que estes sujeitos participem de várias instituições, em especial, a ESCOLA. Porém, a luta deve continuar, há muito o que conquistar e uma das maiores lutas se configura pela reivindicação de Escolas Bilíngues Libras (1ª Língua)/ Português escrito (2ª Língua). Para alcançar tal objetivo, as comunidades Surdas brasileiras solicitam aos senadores do Brasil que votem pela permanência do texto do relator Angelo Vanhoni que inclui esse modelo educacional no projeto de lei n.º 8.035, de 2010 - Plano Nacional da Educação.

Se você deseja participar também dessa petição pública, assine o abaixo-assinado
"Petição Pública aos Senadores Brasileiros":

Clique aqui para assinar a PETIÇÃO PÚBLICA!

A CONQUISTA PELA LUTA CONTINUA!


PETianas apoiando a luta





Assine também a PETIÇÃO PÚBLICA


Postado por:
Laís Venâncio de Melo
Meryglaucia Silva Azevedo 
 Graduandas de Licenciatura em Pedagogia - UFCG
Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET



Fonte: http://www.feneis.com.br/page/Anexos/Cartilha_Dia_Nacional_Surdos.pdf
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário