quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aulas da UFCG devem ser retomadas no dia 24






 Os docentes da UFCG decidiram, em assembleia na manhã da quarta-feira (12), suspender a greve a partir da próxima segunda-feira (17) e retomar as aulas no dia 24. O espaço de tempo de uma semana entre o fim da greve e o reinício das aula se deve aos encontros que os professores terão com as pró-reitorias para definir o novo calendário de aulas pós-greve. De acordo com a assessoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (AdufCG), a ampla maioria dos professores votou a favor da suspensão, com apenas 20 votos contrários ao fim da greve.


Diante da aprovação, a AdufCG enviará ao Comando Nacional de Greve dos docentes de universidades federais, o indicativo de suspensão unificada da greve. De acordo com a assessoria da AdufCG, a intenção dos docentes da universidade é de que a greve seja terminada de maneira conjunta, da mesma forma como a paralisação nacional foi iniciada. O calendário letivo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) referente aos semestres de 2012, bem como como a divulgação das notas do 1° semestres e as matrículas do 2°, só serão definidas após a reunião da Câmara de Ensino Superior da UFCG.

Apesar do fim da greve, os docentes da UFCG afirmaram que a pressão para que as reinvidicações que motivaram a paralisação continuará sendo exercida. Conforme a AdufCG, os professores continuarão realizando assembleias para discutir os dois principais pontos da mobilização: a reestruturação da carreira e a melhoria das condições de trabalho. Segundo os docentes, assembleias serão realizadas em todos os campi com o objetivo manter a mobilização ativa para que o governo volte a discutir com a classe.
Os professores da Universidade Federal de Campina Grande estavam em greve há mais de 115 dias, paralisação que deixou cerca de 25 mil alunos sem aulas. Mesmo com o calendário indefinido, a Reitoria adiantou que o período 2012.2 deve se estender pelos primeiros meses de 2013. O processo seletivo da UFCG não deve ser afetado, visto que a universidade usa o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parâmetro para aprovação. As provas do Enem estão previstas para serem realizadas nos dias 3 e 4 de novembro de 2012.
 

Fonte: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2012/09/professores-da-ufcg-decidem-suspender-greve-na-paraiba.html 

Postado por:
Jéssica Rodriguez de Queiroz e Bruna Sonaly Diniz Bernardino
Graduandas do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - UFCG
Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

I Seminário do PET/Conexões de Saberes na UFRPE - Ensino Pesquisa e Extensão: interfaces com a sociedade (I SEMIPETCONEX).



Nos dias 24, 25 e 26 de Agosto de 2012, foi realizado o I Seminário PET/Conexões de Saberes, na Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. O Seminário teve como tema o ensino, a pesquisa e a extensão e as suas interfaces com a sociedade e apresentou como base os seguintes eixos temáticos: Linguagem, educação e cidadania; Ciências, tecnologias e inclusão social; Arte, Cultura e identidade; Educação, políticas públicas e avaliação; Diversidade cultural e políticas afirmativas.  O evento promoveu mesas redondas que discutiam desde o ensino, a pesquisa e a extensão e suas diversidades e inclusão social nas universidades públicas brasileiras, até os processos de formação na educação superior e valorização da escola pública. Além das mesas redondas aconteceram também sessões de pôsteres, de comunicação oral, oficinas e minicursos. De acordo com os organizadores, o evento teve como proposta a defesa de uma educação pública enquanto direito social e constitucional, para promoção da cidadania e inclusão social e para a formação de profissionais cientificamente competentes e socialmente comprometidos, bem como para ofortalecimento da universidade pública. O grupo PET-Pedagogia UFCG participou desse evento, apresentando Pôsteres e trabalhos de comunicação oral, das 12 bolsistas, 8 estiveram presentes. Este evento se constituiu, sem dúvida, como um importante espaço de trocas de conhecimentos entre os estudantes de ensino superior, e mais especificamente entre @s PETian@s, propiciando o aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos acadêmicos.


Apresentação de Pôsteres   












Apresentação Oral

Vanessa Barbosa da Silva, aluna do 5° período do curso de Pedagogia UFCG e bolsista do PET-Pedagogia.
Tatiana de Oliveira Leite, aluna do 7º período do curso de Pedagogia UFCG e bolsista do PET-Pedagogia.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cotas?


“A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (29) o texto da lei que reserva metade das vagas  em universidades e escolas técnicas federais a estudantes que cursaram todo o ensino médio em colégios públicos”.





“(...) o ministro Marco Aurélio disse não ver motivo para haver cotas de acesso à universidade para alunos oriundos de escola pública. ‘Uma coisa é a busca do tratamento igualitário levando em conta a raça e o gênero. Outra coisa é fazer uma distinção pela escola de origem’, afirmou”.




Conforme Candido (1979) é na leitura de clássicos historiadores brasileiros, que tomamos conhecimentos dos fatos ocorridos no passado, a fim de compreender o presente em que vivemos. [Prefácio: O Significado de Raízes do Brasil]
Holanda (1995), evidencia claramente que EDUCAÇÃO, nunca foi prioridade no Brasil. Atualmente, com todas as metas do Governo Neoliberal, vemos cada vez mais impactante, as “propostas” de valorização, retificação, diminuição de analfabetismo, maior acesso às universidades, seja por meio do PROUNI, FIES ou pela institucionalização das cotas nas universidades. 
Porém, meros Paliativos. No caso mais restrito, nos referimos às cotas para as Universidades. É evidente, que muitos alunos oriundos da escola pública desejam sim o acesso ao Ensino Superior, e quicar uma vida de maior ascensão social. Mas, de que adianta ampliar as vagas, sem oferecer um ensino básico de qualidade?



O Filme“Pro dia Nascer Feliz”, mostra claramente que a distinção do ensino começa bem antes de chegar nas universidades (http://passapalavra.info/?p=19335) Na Escola!!



E você o que pensa sobre o assunto? Comente, demonstre sua opinião!


Referências:

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.





Postado por:
Micaelle Ribeiro do Nascimento e Pâmella Tamires Avelino de Sousa
Graduandas de Licenciatura em Pedagogia - UFCG
Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

III COBESC - UFCG



O III Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea - COBESC 2012, que teve como tema “Escola e educação na sociedade contemporânea” contou com a participação das PETianas do PET/Pedagogia em três minicursos: Sociedade e educação no Brasil colonial: o olhar de Gilberto Freyre; Traços da formação social brasileira: raízes do Brasil e Oficina do jogo: Brincadeira e Aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 


       O minicurso “OFICINA DO JOGO” possibilitou aos participantes a discussão sobre os aspectos teóricos e práticos do jogo e da brincadeira para a aprendizagem das crianças e tiveram a oportunidade de trocar experiências. Além das petianas, Laís Venâncio de Melo e Micaelle Ribeiro do Nascimento, o minicurso foi ministrado pelo prof. Dr. José Luiz Ferreira (UFCG/UAEd), Josicleide Cabral da Silva Guedes, Cladiana e Francinalda. Acreditamos, por fim, que o minicurso alcançou seu objetivo, tendo sido bastante proveitoso, uma vez que unindo a teoria e a prática pedagógica, os participantes confeccionaram materiais pedagógicos que auxiliarão no trabalho docente visando o desenvolvimento psicomotor das crianças. 
     
 No minicurso "SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL: O OLHAR DE GILBERTO FREYRE", realizamos discussões sobre a formação social brasileira no Brasil colonial, tendo como base o livro clássico de Gilberto Freyre Casa-Grande e Senzala.O minicurso foi orientado pelo Professor Cauby Dantas e as PETianas Bruna Sonaly, Jéssica Rodrigues, Juliana Vasconcelos e Vanessa Barbosa.

Já o minicurso "TRAÇOS DA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA: RAÍZES DO BRASIL" sob o olhar de Sérgio Buarque de Holanda proporcionou a discussão crítico-reflexiva sobre a tensão entre o público/privado, espaço em que se insere a escola pública brasileira da sociedade contemporânea, além de ressaltar o fenômeno do patriarcalismo. Ademais, apresentamos uma breve biografia de Sérgio Buarque de Holanda, escritor que nos deixou obras de grande importância sobre a formação social brasileira. Este minicurso foi orientado pela Tutora do grupo Melânia Rodrigues e as Petianas Kilma Wayne, Meryglaucia Azevedo, Pâmella Tamires e Tatiana Leite.

A participação do grupo PET-Pedagogia no COBESC afirma o compromisso do PET na formação cidadã das integrantes do grupo e a disseminação do conhecimento para a sociedade no geral.


OFICINA DO JOGO (ministrantes)


OFICINA DO JOGO (ministrantes e participantes)    

 TRAÇOS DA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:
 RAÍZES DO BRASIL
( ministrantes)



Postado por:

Laís Venâncio de Melo - Graduanda do 3° Período em Pedagogia-UFCG
Meryglaucia Silva Azevedo - Graduanda do 7° Período em Pedagogia-UFCG
Bolsistas do Programa de Educação Tutorial-PET