segunda-feira, 27 de agosto de 2012

III COBESC - UFCG



O III Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea - COBESC 2012, que teve como tema “Escola e educação na sociedade contemporânea” contou com a participação das PETianas do PET/Pedagogia em três minicursos: Sociedade e educação no Brasil colonial: o olhar de Gilberto Freyre; Traços da formação social brasileira: raízes do Brasil e Oficina do jogo: Brincadeira e Aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 


       O minicurso “OFICINA DO JOGO” possibilitou aos participantes a discussão sobre os aspectos teóricos e práticos do jogo e da brincadeira para a aprendizagem das crianças e tiveram a oportunidade de trocar experiências. Além das petianas, Laís Venâncio de Melo e Micaelle Ribeiro do Nascimento, o minicurso foi ministrado pelo prof. Dr. José Luiz Ferreira (UFCG/UAEd), Josicleide Cabral da Silva Guedes, Cladiana e Francinalda. Acreditamos, por fim, que o minicurso alcançou seu objetivo, tendo sido bastante proveitoso, uma vez que unindo a teoria e a prática pedagógica, os participantes confeccionaram materiais pedagógicos que auxiliarão no trabalho docente visando o desenvolvimento psicomotor das crianças. 
     
 No minicurso "SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL: O OLHAR DE GILBERTO FREYRE", realizamos discussões sobre a formação social brasileira no Brasil colonial, tendo como base o livro clássico de Gilberto Freyre Casa-Grande e Senzala.O minicurso foi orientado pelo Professor Cauby Dantas e as PETianas Bruna Sonaly, Jéssica Rodrigues, Juliana Vasconcelos e Vanessa Barbosa.

Já o minicurso "TRAÇOS DA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA: RAÍZES DO BRASIL" sob o olhar de Sérgio Buarque de Holanda proporcionou a discussão crítico-reflexiva sobre a tensão entre o público/privado, espaço em que se insere a escola pública brasileira da sociedade contemporânea, além de ressaltar o fenômeno do patriarcalismo. Ademais, apresentamos uma breve biografia de Sérgio Buarque de Holanda, escritor que nos deixou obras de grande importância sobre a formação social brasileira. Este minicurso foi orientado pela Tutora do grupo Melânia Rodrigues e as Petianas Kilma Wayne, Meryglaucia Azevedo, Pâmella Tamires e Tatiana Leite.

A participação do grupo PET-Pedagogia no COBESC afirma o compromisso do PET na formação cidadã das integrantes do grupo e a disseminação do conhecimento para a sociedade no geral.


OFICINA DO JOGO (ministrantes)


OFICINA DO JOGO (ministrantes e participantes)    

 TRAÇOS DA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:
 RAÍZES DO BRASIL
( ministrantes)



Postado por:

Laís Venâncio de Melo - Graduanda do 3° Período em Pedagogia-UFCG
Meryglaucia Silva Azevedo - Graduanda do 7° Período em Pedagogia-UFCG
Bolsistas do Programa de Educação Tutorial-PET




Nenhum comentário:

Postar um comentário