quarta-feira, 28 de maio de 2014

Resultado Parcial da Seleção do PET- Pedagogia







UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
                                                   CURSO DE PEDAGOGIA
                                     PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET
                                                SELEÇÃO DE BOLSISTAS 2014.1


Resultado da etapa eliminatória

NOME
MÉDIA
JANIELE
7.0
JULIANE
7.5
KATIANA
7.0
ROBERTA
5.0

 




Horário das entrevistas – Local – PET/ Pedagogia

HORÁRIO
CANDIDATA
14h 30min
JANIELE
15h
JULIANE
15h 30min
KATIANA






Melânia Mendonça Rodrigues
  (Tutora do PET-Pedagogia)



Campina Grande 28 de Maio de 2014.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Edital de Seleção 2014.1

Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Humanidades
Unidade Acadêmica de Educação
Curso de Pedagogia

Programa de Educação Tutorial – PET          
Seleção de Bolsistas – 2014
EDITAL N° 01/2014

A Coordenação do Curso de Pedagogia e a Tutoria do Grupo PET/Pedagogia divulgam, pelo presente edital, as inscrições para a seleção de bolsistas para o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus I, para o preenchimento de duas vagas, a partir de 1° de junho de 2014, em conformidade com as disposições a seguir apresentadas.

1 – Período, local e horário de inscrição
 Os candidatos poderão inscrever-se no período de 15 à 22 de maio do corrente ano,na Secretaria da Unidade Acadêmica de Educação, nos turnos matutino, vespertino e noturno – das 8h às 11h30min, das 14h às 17h e das 18h30min às 21h, respectivamente.

2 –Requisitos e documentação exigidos para inscrição
2.1 Poderão inscrever-se alunos do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidades da UFCG que atendam aos seguintes requisitos:
   a)    estarem regularmente matriculados, no semestre letivo 2014.1 , do ao 5º período, quando aluno do turno diurno, e do ao 5º período, quando aluno do turno noturno.
Alunos matriculados em períodos mais adiantados que os especificados poderão inscrever-se, mediante declaração da coordenação do Curso, no caso de permanência no curso igual ou superior a um ano e meio.
   b)   possuírem coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0. 
 
2.2 Para efetivar a inscrição, o candidato deverá entregar a seguinte documentação:
   a) ficha de inscrição devidamente preenchida;
   b) cópia do histórico escolar;
   c) cópia do RDM relativo ao semestre 2014.1;
  d) declaração de que não acumulará bolsas nem manterá vínculo empregatício ou qualquer atividade ocupacional, durante sua permanência no grupo PET;
  e) exposição dos motivos pelos quais deseja participar do PET- Pedagogia e suas possíveis contribuições ao grupo.  Explicitando, ainda,sua compreensão acerca do Programa de Educação Tutorial – PET.

3 – Processo de seleção

3.1. Etapas - a seleção dos candidatos constará de duas etapas:
       a)        a primeira, de caráter eliminatório, compreenderá a análise da exposição dos motivos, uma atividade de expressão oral, prova escritae um debate. Somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na primeira etapa poderão participar da segunda;
       b)        a segunda etapa, de caráter classificatório, constará de uma entrevista e da análise do histórico escolar.

3.2. Critérios e Conteúdos:
·          exposição de motivos – coesão e clareza textuais, precisão conceitual e adequação do conteúdo ao proposto no item 2.2 ;
·           produção textual – coesão e clareza textuais, precisão conceitual, capacidade critico- argumentativa, com base nos  textos sugeridos;
·         atividade de expressão oral – desenvoltura, fluência, iniciativa e interação com o grupo;
·          debate – compreensão, estabelecimento de relação com os textos sugeridos e posicionamento crítico acerca da temática abordada nos documentários, projetados na ocasião;
·           entrevista - perfil do candidato, regulamentação do Programa (PET – Manual de Orientações Básicas) e atividades do Grupo PET/Pedagogia.

3.3. Calendário
Atividade
Data e hora
Local
Prova escrita
23/05/2014, às 14h
UAEd
Atividade de expressão oral e debate
26/05/2014 às 14h
Publicação resultado parcial
28/05/2014 até às 10h
Entrevistas
A partir de 29/05, às 14h.
Publicação resultado final
30/05/2014, às 15h.

Obs.: As matrizes dos textos sugeridos se encontram na Xerox de Júnior Branco, na pasta do PET – Pedagogia. O manual de orientações básicas está disponível no blog do PET-Pedagogia.

                                                                                
                                                                                                     Campina Grande, 15 de Maio de 2014. 



Oscar de Lira Carneiro
 Coordenador do Curso
 

                                                                                     Melânia Mendonça Rodrigues
                               Tutora do PET-Pedagogia



terça-feira, 13 de maio de 2014

II SePPEC

O grupo PET/Pedagogia, PET/Conexões de Saberes, GESPAUF e pela Unidade Acadêmica de Educação (UAEd) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou no período de cinco (05) e seis (06) de maio de 2014 O II Seminário Percursos do Pensamento Educacional Contemporâneo que este ano, teve como título Educação e Emancipação: política e pedagogia na práxis de Paulo Freire, e buscou refletir sobre as contribuições e a relevância de Paulo Freire para a educação brasileira, enfatizando a dimensão política de sua práxis pedagógica. Ademais, constituiu-se como um espaço de socialização de produções acadêmicas acerca da pedagogia freireana.
Nesta edição, o evento teve como público alvo os alunos de cursos de graduação e de pós-graduação da Paraíba, professores em efetivo exercício do magistério, professores da UAEd/CH/UFCG e de outras Instituições de Ensino Superior, além de pesquisadores, representantes de organizações sindicais e trabalhadores da educação.
O II SePPEC surgiu de estudos desenvolvidos nos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação e Pedagogia, bem como no Grupo de Estudos sobre Paulo Freire (GESPAUF), nas disciplinas de Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação do Curso de Pedagogia/CH/UFCG, nos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação e Pedagogia, bem como no Grupo de Estudos sobre Paulo Freire (GESPAUF), acerca da práxis política e pedagógica freireana e ao longo dos semestres 2013.1 e 2013.2.
Cada ciclo de estudo, debateu o tema dentro de suas especificidades. No que concerne ao Grupo PET- Pedagogia, o debate sobre a pedagogia e a política de Paulo Freire ocorreu a partir das discussões sobre a vida e obra de Paulo Freire e do livro “Educação como prática de liberdade”. Os encontros ocorreram quinzenalmente, e tinham como participantes os PETianos, a tutora do grupo e alunos da graduação.
Durante o evento, as discussões ocorreram por meio de palestras, sessões de apresentação de pôsteres, uma (1) mesa-redonda e cinco (5) círculos de discussões.
Para a realização do seminário contamos com a participação dos professores da UFPE, representantes da Campanha de Educação Popular da Paraíba (CEPLAR), dos Núcleos de Base do Partido dos Trabalhadores (PT) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), além do representante do MST da UFCG, Eduardo Martins.
Já as sessões de apresentação de pôsteres compreenderam trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação referentes às temáticas do evento.
   Ao enfocar essa temática, neste momento histórico de predominância da desvalorização e precarização da escola pública, como também da escassez de politicas públicas educacionais que sejam eficientes e que busquem retomar a qualidade da educação pública, além do acordar da sociedade para algumas questões sociais, que ficaram latentes por muito tempo, o II SePPEC constituiu-se como um espaço de aprofundamento teórico e de articulação daqueles –  estudantes dos cursos de formação para o magistério, pesquisadores, organizações sindicais e trabalhadores da educação – que acreditam e lutam pela construção de uma sociedade humana, justa e solidária.
Nesse contexto e relacionando com a obra de Freire, observamos que uma educação integradora do tempo e do espaço do indivíduo e que parta de sua realidade, segundo o referido autor, propicia a emancipação do sujeito. Isso ocorre na medida em que o homem vai tomando consciência e se percebendo como ser histórico-social provido e inserido na cultura. Desta feita, a educação deve possibilitar ao sujeito se tornar consciente da sua atuação na sociedade e das relações implícitas nela, permitindo que este possa refletir sobre esses aspectos e compreendê-los como determinantes de sua realidade.
Por fim, o II SePPec ao discutir os aspectos referentes à política e pedagogia na práxis de Paulo Freire, consolidou-se como o pontapé para o aprofundamento dos conhecimentos e estudos nessa área, como também mostrou a necessidade de pesquisarmos e conhecermos a obra de Freire, que mostra-se atual e dinâmica.
Confira algumas fotos do evento:
Abertura do II SePPEC

Círculos de Discussão

Círculos de Discussão

Palestra- A atualidade de Paulo Freire, palestrante Agostinho Rosas- UPE. Ao lado o professor José Luiz- UFCG


Círculos de Discussão

Palestra de Abertura- Matrizes Teóricas do Pensamento Freireano, palestrante Alder Júlio Calado- UFPB. Ao lado a professora Edileuza Custódio.

Mesa-redonda Paulo Freire, educação popular e mobilização social: da década de 1960 aos dias atuais – Campanha de Educação Popular da Paraíba (CEPLAR)- representada por Melânia Rodrigues (UFCG), Núcleos de Base do Partido dos Trabalhadores (PT)- representados por Eleny Gianini (UFCG) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), representado por Eduardo Martins (MST/UFCG).


Círculos de Discussão

Círculos de Discussão



Referências
FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra.1992.

Postado por:
Simone Araújo da Silva Salvino e Vanderléia Lucena Meira
Graduandas do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e bolsistas do PET/Pedagogia – UFCG.