O grupo
PET/Pedagogia, PET/Conexões de Saberes, GESPAUF e pela Unidade Acadêmica
de Educação (UAEd) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou no
período de cinco (05) e seis (06) de maio de 2014 O II Seminário Percursos do
Pensamento Educacional Contemporâneo que este ano, teve como título Educação e
Emancipação: política e pedagogia na práxis de Paulo Freire, e buscou refletir sobre as contribuições e a relevância de Paulo
Freire para a educação brasileira, enfatizando a dimensão política de sua
práxis pedagógica. Ademais, constituiu-se como um espaço de socialização de
produções acadêmicas acerca da pedagogia freireana.
Nesta edição, o evento teve como
público alvo os alunos de cursos de graduação e de pós-graduação da Paraíba,
professores em efetivo exercício do magistério, professores da UAEd/CH/UFCG e
de outras Instituições de Ensino Superior, além de pesquisadores, representantes de organizações sindicais e trabalhadores
da educação.
O II SePPEC
surgiu de estudos desenvolvidos nos Grupos do Programa de Educação Tutorial
(PET) Educação e Pedagogia, bem como no Grupo de Estudos sobre Paulo Freire
(GESPAUF), nas disciplinas de Fundamentos Filosóficos, Históricos e
Sociológicos da Educação do Curso de Pedagogia/CH/UFCG, nos Grupos do Programa
de Educação Tutorial (PET) Educação e Pedagogia, bem como no Grupo de Estudos
sobre Paulo Freire (GESPAUF), acerca da práxis política e pedagógica freireana
e ao longo dos semestres 2013.1 e 2013.2.
Cada ciclo de estudo, debateu o
tema dentro de suas especificidades. No que concerne ao Grupo PET- Pedagogia, o
debate sobre a pedagogia e a política de Paulo Freire ocorreu a partir das
discussões sobre a vida e obra de Paulo Freire e do livro “Educação como prática
de liberdade”. Os encontros ocorreram quinzenalmente, e tinham como
participantes os PETianos, a tutora do grupo e alunos da graduação.
Durante o
evento, as discussões ocorreram por meio de palestras, sessões de
apresentação de pôsteres, uma (1) mesa-redonda e cinco (5) círculos de
discussões.
Para a realização do seminário
contamos com a participação dos professores da UFPE, representantes da
Campanha de Educação Popular da Paraíba (CEPLAR), dos Núcleos de Base do
Partido dos Trabalhadores (PT) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem
Terra (MST), além do representante do MST da UFCG, Eduardo Martins.
Já as sessões de apresentação de
pôsteres compreenderam trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação
referentes às temáticas do evento.
Ao enfocar essa temática, neste momento histórico de
predominância da desvalorização e precarização
da escola pública, como também da escassez de politicas públicas educacionais
que sejam eficientes e que busquem retomar a qualidade da educação pública,
além do acordar da sociedade
para algumas questões sociais, que ficaram latentes por muito tempo, o II SePPEC constituiu-se como um espaço de
aprofundamento teórico e de articulação daqueles – estudantes dos cursos
de formação para o magistério, pesquisadores, organizações sindicais e
trabalhadores da educação – que acreditam e lutam pela construção de uma
sociedade humana, justa e solidária.
Nesse contexto e
relacionando com a obra de Freire, observamos que uma educação integradora do
tempo e do espaço do indivíduo e que parta de sua realidade, segundo o referido
autor, propicia a emancipação do sujeito. Isso ocorre na medida em que o homem
vai tomando consciência e se percebendo como ser histórico-social provido e
inserido na cultura. Desta feita, a educação deve possibilitar ao sujeito se
tornar consciente da sua atuação na sociedade e das relações implícitas
nela, permitindo que este possa refletir sobre esses aspectos e
compreendê-los como determinantes de sua realidade.
Por fim, o II
SePPec ao discutir os aspectos referentes à política e pedagogia na práxis de
Paulo Freire, consolidou-se como o pontapé para o aprofundamento dos
conhecimentos e estudos nessa área, como também mostrou a necessidade de
pesquisarmos e conhecermos a obra de Freire, que mostra-se atual e dinâmica.
Confira algumas fotos do evento:
Abertura do II SePPEC
Círculos de Discussão
Círculos de Discussão
Palestra- A atualidade de Paulo Freire, palestrante Agostinho Rosas- UPE. Ao lado o professor José Luiz- UFCG
Círculos de Discussão
Palestra de Abertura- Matrizes Teóricas do Pensamento Freireano, palestrante Alder Júlio Calado- UFPB. Ao lado a professora Edileuza Custódio.
Mesa-redonda
Paulo Freire, educação popular e
mobilização social: da década de 1960 aos dias atuais – Campanha de
Educação Popular da Paraíba (CEPLAR)- representada por Melânia Rodrigues (UFCG), Núcleos de Base do Partido dos Trabalhadores (PT)- representados por Eleny Gianini (UFCG) e Movimento dos
Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), representado por Eduardo Martins (MST/UFCG).
Círculos de Discussão
Círculos de Discussão
Referências
FREIRE, Paulo. Educação como Prática
de Liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra.1992.
Postado
por:
Simone
Araújo da Silva Salvino e Vanderléia Lucena Meira
Graduandas
do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e bolsistas do PET/Pedagogia –
UFCG.
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