terça-feira, 13 de maio de 2014

II SePPEC

O grupo PET/Pedagogia, PET/Conexões de Saberes, GESPAUF e pela Unidade Acadêmica de Educação (UAEd) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou no período de cinco (05) e seis (06) de maio de 2014 O II Seminário Percursos do Pensamento Educacional Contemporâneo que este ano, teve como título Educação e Emancipação: política e pedagogia na práxis de Paulo Freire, e buscou refletir sobre as contribuições e a relevância de Paulo Freire para a educação brasileira, enfatizando a dimensão política de sua práxis pedagógica. Ademais, constituiu-se como um espaço de socialização de produções acadêmicas acerca da pedagogia freireana.
Nesta edição, o evento teve como público alvo os alunos de cursos de graduação e de pós-graduação da Paraíba, professores em efetivo exercício do magistério, professores da UAEd/CH/UFCG e de outras Instituições de Ensino Superior, além de pesquisadores, representantes de organizações sindicais e trabalhadores da educação.
O II SePPEC surgiu de estudos desenvolvidos nos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação e Pedagogia, bem como no Grupo de Estudos sobre Paulo Freire (GESPAUF), nas disciplinas de Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação do Curso de Pedagogia/CH/UFCG, nos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação e Pedagogia, bem como no Grupo de Estudos sobre Paulo Freire (GESPAUF), acerca da práxis política e pedagógica freireana e ao longo dos semestres 2013.1 e 2013.2.
Cada ciclo de estudo, debateu o tema dentro de suas especificidades. No que concerne ao Grupo PET- Pedagogia, o debate sobre a pedagogia e a política de Paulo Freire ocorreu a partir das discussões sobre a vida e obra de Paulo Freire e do livro “Educação como prática de liberdade”. Os encontros ocorreram quinzenalmente, e tinham como participantes os PETianos, a tutora do grupo e alunos da graduação.
Durante o evento, as discussões ocorreram por meio de palestras, sessões de apresentação de pôsteres, uma (1) mesa-redonda e cinco (5) círculos de discussões.
Para a realização do seminário contamos com a participação dos professores da UFPE, representantes da Campanha de Educação Popular da Paraíba (CEPLAR), dos Núcleos de Base do Partido dos Trabalhadores (PT) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), além do representante do MST da UFCG, Eduardo Martins.
Já as sessões de apresentação de pôsteres compreenderam trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação referentes às temáticas do evento.
   Ao enfocar essa temática, neste momento histórico de predominância da desvalorização e precarização da escola pública, como também da escassez de politicas públicas educacionais que sejam eficientes e que busquem retomar a qualidade da educação pública, além do acordar da sociedade para algumas questões sociais, que ficaram latentes por muito tempo, o II SePPEC constituiu-se como um espaço de aprofundamento teórico e de articulação daqueles –  estudantes dos cursos de formação para o magistério, pesquisadores, organizações sindicais e trabalhadores da educação – que acreditam e lutam pela construção de uma sociedade humana, justa e solidária.
Nesse contexto e relacionando com a obra de Freire, observamos que uma educação integradora do tempo e do espaço do indivíduo e que parta de sua realidade, segundo o referido autor, propicia a emancipação do sujeito. Isso ocorre na medida em que o homem vai tomando consciência e se percebendo como ser histórico-social provido e inserido na cultura. Desta feita, a educação deve possibilitar ao sujeito se tornar consciente da sua atuação na sociedade e das relações implícitas nela, permitindo que este possa refletir sobre esses aspectos e compreendê-los como determinantes de sua realidade.
Por fim, o II SePPec ao discutir os aspectos referentes à política e pedagogia na práxis de Paulo Freire, consolidou-se como o pontapé para o aprofundamento dos conhecimentos e estudos nessa área, como também mostrou a necessidade de pesquisarmos e conhecermos a obra de Freire, que mostra-se atual e dinâmica.
Confira algumas fotos do evento:
Abertura do II SePPEC

Círculos de Discussão

Círculos de Discussão

Palestra- A atualidade de Paulo Freire, palestrante Agostinho Rosas- UPE. Ao lado o professor José Luiz- UFCG


Círculos de Discussão

Palestra de Abertura- Matrizes Teóricas do Pensamento Freireano, palestrante Alder Júlio Calado- UFPB. Ao lado a professora Edileuza Custódio.

Mesa-redonda Paulo Freire, educação popular e mobilização social: da década de 1960 aos dias atuais – Campanha de Educação Popular da Paraíba (CEPLAR)- representada por Melânia Rodrigues (UFCG), Núcleos de Base do Partido dos Trabalhadores (PT)- representados por Eleny Gianini (UFCG) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), representado por Eduardo Martins (MST/UFCG).


Círculos de Discussão

Círculos de Discussão



Referências
FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra.1992.

Postado por:
Simone Araújo da Silva Salvino e Vanderléia Lucena Meira
Graduandas do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e bolsistas do PET/Pedagogia – UFCG.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Dez Jogos e Brincadeiras para a Educação Infantil

Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Assim, seguem algumas sugestões que poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.
Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.

Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.
Atividades que desenvolvem a psicomotricidade 

Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.

De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.

Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.

Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.

Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.

Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.

Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.

Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.

Fonte:http://educador.brasilescola.com/orientacoes/dez-jogos-brincadeiras-para-educacao-infantil.htm

Postado por:
Ayrla Julliana da Silva Costa.
Patrícia Nelly da Silva Lima.
Graduandas do Curso de Pedagogia (UFCG) e bolsista do PET.



quarta-feira, 2 de abril de 2014

II SePPEC



Clique aqui e saiba tudo sobre o II SePPEC!



Seleção do PET

                                                                                                   

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
PET-PEDAGOGIA
SELEÇÃO DE BOLSISTAS - 2014

RESULTADO FINAL
,
RG
PRIMEIRA ETAPA
ENTREVISTA *
RESULTADO
3206719
4,0
_
NÃO HOUVE CANDIDATA APROVADA
3967577
4,0
_
2793332
5,0
_
3668026
5,5
_


*Notas não computadas em virtude do resultado da primeira etapa.


Campina Grande, 02 de abril de 2014
A Comissão.