terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Publicação de resenhas escritas por alunos na disciplina Análise e Produção de Textos Acadêmicos


SOBRE A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE RESENHAS NA DISCIPLINA ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS, NO SEMESTRE 2018.1


            Na disciplina Análise e Produção de Textos Acadêmicos, ministrada aos alunos do segundo período do curso de Pedagogia, turno noturno, no primeiro semestre letivo do ano de 2018, foi realizada uma experiência significativa de produção de uma resenha acadêmica, a partir da leitura do livro “Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy”, organizado por Judit Falk e publicado pela editora Junqueira e Marin, em 2011.
            A escolha da obra mostrou-se muito adequada, uma vez que os alunos ainda não haviam, ao longo das disciplinas cursadas no primeiro semestre, discutido nada referente à educação dos bebês e, em virtude disso, encantaram-se enormemente pelas reflexões feitas no livro a respeito da experiência da instituição húngara chamada de Lóczy, focada na educação de crianças do zero aos três anos e baseada na construção da autonomia, no fomento ao movimento livre, ao jogo independente e à iniciativa infantis, e no respeito do adulto à criança como ser ativo.
            Esse encantamento pela temática constituiu-se como um fator preponderante na experiência de aprendizagem da produção escrita de uma resenha, na qual se discutiram, além das características desse gênero acadêmico, o conteúdo dos artigos do livro, voltados a diferentes aspectos do desenvolvimento e das experiências cognitivas, motoras, afetivas, linguísticas e sociais de crianças nos primeiros anos de vida. Os alunos foram envolvidos no estudo e apresentação desses capítulos e, com vistas a escrever sobre cada um deles, foram orientados a responder a diferentes questionamentos acerca do lido e discutido, a partir de roteiros elaborados pelas monitoras e professoras da disciplina, como exemplificado a seguir:

            A partir da leitura dos três prefácios do livro “Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy", organizado por Judit Falk, responda:

- A que público a obra se dirige?
- Os prefácios esclarecem o tópico geral da obra? Qual é?
- Como os três textos avaliam a experiência do Instituto Lóczy?
- Os prefácios esclarecem o objetivo do livro. Qual é esse objetivo?”

            A partir da leitura do capítulo “O que é a autonomia na primeira infância?”, do livro “Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy", organizado por Judit Falk, responda:

- O que as autoras Tardos e Szanto-Feder discutem no texto?
- Que importância elas dão ao movimento livre do bebê em um ambiente rico e adequado às suas necessidades e interesses? Por quê?
- Que relação as autoras veem entre motricidade e desenvolvimento da autonomia, da personalidade, do intelecto e dos afetos da criança pequena?
- No capítulo, a discussão teórica é permeada pela apresentação de exemplos extraídos de observações das crianças na instituição Lóczy. Como você avalia a inserção desses exemplos no texto para o favorecimento da compreensão do discutido?”

A vivência de produção do gênero acadêmico resenha foi, portanto, embasada inicialmente pela construção coletiva da compreensão do conteúdo dos capítulos da obra. Também pela produção de diferentes versões do texto escrito, num processo caracterizado por reescritas e aprimoramento progressivo do produzido, até que se considerasse a versão realizada como adequada à socialização e à divulgação neste blog.
O significado dessa experiência de aprendizagem foi muito expressivo para todos os que dela participaram e, mais especificamente, para as discentes que, além de terem lido a obra com interesse e prazer, aprenderam sobre o gênero resenha, tão relevante no contexto acadêmico. Os comentários apresentados a seguir, realizados por alunas das duas turmas da disciplina, ressaltam como avaliaram a experiência e sua inserção nela:

Além de bastante conhecimento gerado acerca do gênero acadêmico resenha, a experiência nos permitiu desenvolver muita criticidade a respeito do livro trabalhado - “Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy”, pois rompeu com a nossa visão de considerar o bebê um ser passivo, que nasce somente para aprender o que a gente ensina e que não é capaz de fazer seu próprio acontecer.
Desenvolver a resenha foi um empenho árduo, de certa forma, porque, na época, não tínhamos tido ainda o contato com esse gênero. Para mim, foi complicado transcrever a minha avaliação da obra em seus capítulos por não conseguir passar por escrito o que pensava. Entretanto, com o auxílio de debates sobre os capítulos e, ao final de cada debate, questões acerca das ideias principais de cada um, tornou-se mais facilitada a escrita da resenha.
Foi uma experiência incrível tanto em obter bastante conhecimento sobre a autonomia dos bebês quando incentivada, quanto sobre esse gênero tão visto, tão percorrido e tão importante na esfera acadêmica!! Não foi fácil, repito, após tantas correrias, atrasos e contratempos, tudo deu certo no final!! (Aparecida Tomaz Diniz)


Para iniciar, queria deixar claro que escrever uma resenha no primeiro momento não foi nada fácil. Permeada de medo, insegurança e sentimento de incapacidade para escrevê-la, me vi um tanto desesperada. No entanto, apesar de todos esses fatos relatados acima, posso afirmar que o livro “Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy” fez essa caminhada se tornar menos árdua, tendo em vista que trouxe conteúdos empolgantes e cheios de novas descobertas acerca do desenvolvimento dos bebês.
Ao finalizar a versão da resenha, pude sentir o quão importante foi a descoberta desse gênero e um sentimento de gratidão me permeou por ter descoberto tal gênero por meio de um livro tão rico em informações imprescindíveis. (Quézia Rafaela Medeiros Sousa)


A leitura do livro “Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy” proporcionou-me um conhecimento engrandecedor, pois antes eu enxergava os bebês com uma visão de senso comum, ou seja, que eles dependiam do adulto para tudo. Entretanto, com a absorção da riqueza do conteúdo presente na leitura do livro, mudei minha concepção. Assim, hoje os vejo como seres autônomos, capazes de aprender sozinhos e de participar do seu desenvolvimento, desde que o meio em que estão inseridos favoreça esses resultados. Desse modo, a resenha sobre a obra trouxe grandes benefícios, pois além de aprender a produzir esse gênero, consegui adentrar, de forma reflexiva e crítica, na temática da experiência de Lóczy. Além disso, foi agudamente satisfatório, para mim, indicar a relevância dessa leitura para educadores infantis e pais. Em suma, garanto que a compreensão da mesma só vem a somar na vida de pessoas que buscam entender os bebês em uma nova perspectiva. Por isso, sou completamente grata à professora por ter disponibilizado essa obra para a realização da leitura e da resenha. (Renata Alves)


O livro “Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy” é incrível e ao lê-lo foram desconstruídos todos os conceitos de que o bebê é um ser passivo que sempre está precisando da nossa ajuda para tudo. Quanto mais o lia, mais descobria a inteligência incomparável deles. Para facilitar a leitura e esclarecer nossas dúvidas, a professora dividiu os capítulos com a turma e juntos discutimos minuciosamente cada um deles. Essas discussões foram de grande relevância para a preparação das resenhas.
A construção da resenha não foi fácil, mas com o auxílio da professora e monitoras, se tornou uma experiência tranquila e até agradável. No final de tudo, foi maravilhoso, pois aprendemos de fato o que é e a fazer uma resenha e hoje estamos preparados para realizar qualquer atividade proposta acerca desse gênero. (Ticiane Ferreira)


Ler o livro sobre a experiência Lóczy foi gratificante e, ao mesmo tempo, enriquecedor. Por se tratar de experiências com bebês, me fez pensar e analisar a grande importância de respeitar a autonomia que esses sujeitos merecem. Ler e comentar nas aulas capítulo por capítulo foi ainda mais instigante e me tornou habilitada a perceber que o livro é atual e necessário para aqueles que lidam com crianças pequenas.
Produzir o gênero resenha se tornou mais interessante nesse contexto porque além de envolver o universo de bebês me fez analisar, descrever os aspectos mais relevantes do livro. Desse modo, compreendo que produzir será fundamental para a elaboração de novas resenhas na academia. (Valdísia da Silva Lima Félix)


Dada a impossibilidade de publicar, neste blog, todos os textos construídos pelas alunas, foram selecionadas duas resenhas do total de textos produzidos nas duas turmas. Cabe esclarecer que essa escolha não diminui o valor da aprendizagem e da qualidade das demais resenhas construídas, pois, vale salientar, qualquer uma destas poderia ter sido selecionada para essa publicação.
Consideramos que o intuito da realização da experiência com a produção de resenhas acadêmicas na disciplina Análise e Produção de Textos Acadêmicos foi atendido a contento, uma vez que resultou em significativas aprendizagens e vivências. Nesse sentido, esperamos que o objetivo maior da produção dos textos pelas alunas, que foi avaliar a obra para convencer outros leitores a lê-la, possa, por meio desta publicação, incentivar a busca e a leitura dela por outros interessados.




Professoras Fabíola Cordeiro de Vasconcelos e Maria das Graças Oliveira
 (ministrantes da disciplina Análise e Produção de Textos Acadêmicos no semestre 2018.1)



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