quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Carta da UAEd/ UFCG

Na assembleia extraordinária, ocorrida no dia 23/10/2018. os professores e servidores técnico-administrativos da Unidade Acadêmica de Educação presentes optaram por construir coletivamente uma carta acerca do cenário atual.
A referida carta encontra-se abaixo:


EDUCAÇÃO PARA A LIBERDADE E PELA DEMOCRACIA

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”
Paulo Freire
Nós, professores e servidores técnico-administrativos da Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades da UFCG, reconhecemos a gravidade do atual cenário político brasileiro, marcado pela ameaça à democracia e pela negação dos direitos humanos, da equidade e da liberdade de pensamento e expressão. Estamos conscientes dos perigos que nesse contexto se avizinham da universidade pública, implicando em sua iminente destruição, através da perda de sua autonomia, do fim da gratuidade e do tolhimento de uma produção acadêmico-científica crítica e reflexiva. Por isso, nos posicionamos, contundentemente, em defesa de um projeto político democrático, que assegure o direito inalienável à educação pública e gratuita para todos os níveis e modalidades, reafirmando a importância dos espaços formativos coletivos, nos quais sujeitos diversos possam se expressar, sem nenhum tipo de discriminação e censura.
Pelas lutas históricas e os direitos arduamente conquistados por meio delas, repudiamos qualquer retrocesso e/ou manifestação que coloque em risco essas conquistas. De forma veemente, somos contrários aos atos de violência contra a vida, à disseminação de ódio, à intolerância e ao cerceamento da palavra e do pensamento divergentes, que a sociedade brasileira presencia atualmente.
Por fim, persistimos na defesa da universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, patrimônio de toda a sociedade brasileira, reiterando a necessidade do avanço na direção de mais democracia, mais autonomia e mais participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário