quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Publicação de resenhas escritas por alunos na disciplina Análise e Produção de Textos Acadêmicos



A respeito da publicação, neste blog, de resenhas escritas por alunos na disciplina Análise e Produção de Textos Acadêmicos:


A disciplina Análise e Produção de Textos Acadêmicos é oferecida no segundo período do curso e objetiva, principalmente, abordar as características de distintos gêneros próprios do contexto acadêmico, entre eles a resenha, com o intuito de ensinar os alunos a reconhecê-los, lê-los e produzi-los.
No decorrer dessa disciplina, uma das discussões contempladas se refere à importância da produção de um texto ser motivada pelo atendimento a uma finalidade social que justifique o seu uso (leitura e produção), extrapolando a ideia corrente de que, na academia, só se produzem textos para se obterem notas e aprovação.
Nessa perspectiva, nesse semestre 2017.2, a sugestão de escrita de uma resenha acadêmica da obra “Professora, como é que se faz?”, organizada por Elizabeth Maria da Silva e publicada pela editora Bagagem, foi norteada por dois aspectos primordiais: 1) reforçar a reflexão acerca das características de gêneros acadêmicos já estudados pelos alunos, uma vez que essa é a tônica dos capítulos integrantes da obra, e 2) dar um sentido sociocomunicativo à produção textual, motivando-a pela possibilidade de publicação da resenha neste blog do PET-Pedagogia.
Sobre o segundo aspecto, cabe ressaltar que tal publicação concretiza uma característica fundamental do gênero em questão, que é avaliar e recomendar (ou não) a leitura de uma obra por possíveis leitores, fator que justifica a necessidade de a resenha estar acessível aos que, porventura, possam interessar-se pelo livro avaliado, no caso específico, os leitores deste blog.
Considerando que toda a turma da disciplina leu e resenhou um mesmo livro, não seria pertinente a publicação de todos os textos produzidos sobre ele, já que haveria muitas informações repetidas e a própria reiteração exaustiva da estrutura composicional do gênero, o que certamente enfastiaria e incomodaria os leitores, inviabilizando o propósito fundamental da produção de uma resenha acadêmica: fornecer aos leitores uma avaliação sobre uma obra, a fim de convencê-los a buscá-la e lê-la, ou a rejeitá-la.
Em virtude do exposto, a solução encontrada foi a constituição de uma comissão de professoras do curso que, convidadas a lerem e analisarem as resenhas, selecionassem duas que, após a atividade de reescrita, considerassem atender com maior adequação às características composicionais do gênero, ao mesmo tempo demonstrando uma autonomia autoral demarcada pela capacidade de avaliar, com argumentos e ponderações pertinentes, as características da obra.
A análise da comissão apontou, para essa publicação, as resenhas produzidas por Beatriz Guedes de Carvalho e Sara Lívia dos Santos Sousa, aqui publicadas. Espero que sua leitura permita conhecer, em linhas gerais, as características da obra em questão e que a descrição e a avaliação feitas pelas alunas a seu respeito possam motivá-los a buscá-la. Espero, sobretudo, que essa experiência possa revelar aos leitores deste blog o que o livro “Professora, como é que se faz?” salienta – que a escrita dos gêneros acadêmicos pode ser aprendida e que a academia é o lugar para fazê-lo – e que, além disso, possa motivar outras iniciativas de divulgação de textos produzidos por alunos e professores, constituindo o blog do PET-Pedagogia como um canal relevante de socialização do que é produzido pelos integrantes de nosso curso.



Professora Fabíola Cordeiro de Vasconcelos
Ministrante da disciplina Análise e Produção de Textos Acadêmicos no semestre 2017.2


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