sexta-feira, 11 de novembro de 2016

IV SePPEC

Clique AQUI para maiores informações! 




      O Seminário Percursos do Pensamento Educacional Contemporâneo- SePPEC desde a sua primeira edição, no ano de 2012, tem se constituído em um momento culminante  de estudos desenvolvidos nas disciplinas de Fundamentos Filosóficos, Históricos,  Sociológicos da Educação  e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Curso de Pedagogia/CH/UFCG, nos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação e Pedagogia, bem como no Grupo de Estudos sobre Paulo Freire (GESPAUF). No I SePPEC-  Discutindo o Público e o Privado na Educação Brasileira, discutiu-se as contribuições, ao processo de construção da escola pública no Brasil, de correntes do pensamento pedagógico cuja influência pode ser evidenciada nos diversos momentos da história da educação em nosso país, enfatizando o escolanovismo, a pedagogia histórico-crítica e o neoliberalismo. 

       No II SePPEC Educação E Emancipação: Política   e Pedagogia na Práxis de Paulo Freire, realizado no ano de 2013, buscou-se refletir sobre as contribuições e a relevância de Paulo Freire para a educação brasileira, enfatizando a dimensão política de sua práxis pedagógica. No ano de 2014,  o III SePPEC deu sequência às reflexões desenvolvidas sobre o pensamento freireano com a temática Memórias da Cultura e Educação Popular nos anos 1960.  Assim, circunscreveu-se à mobilização social nos campos da cultura e da educação popular, ocorrida nos primeiros anos da década de 1960, mais especificamente, nos estados da Paraíba e de Pernambuco, conferindo especial relevo à Campanha de Educação Popular da Paraíba - CEPLAR.

         Neste ano de 2016, na sua quarta edição, o  SePPEC busca enfocar a temática A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: EMBATES E RESISTÊNCIAS  e pretende constituir-se como um espaço de aprofundamento teórico, reflexão e de articulação daqueles –  estudantes dos cursos de formação para o magistério, pesquisadores, organizações sindicais e trabalhadores da educação – que acreditam e lutam pela construção de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade, socialmente referenciada. Na atual conjuntura brasileira, a educação pública vem sendo alvo de  ameaças  e ataques que representam o desmonte do percurso de construção democrática no campo da educação nacional, após mais de 20 anos de ditadura militar. Nesse contexto, o IV SePPEC objetiva, primordialmente, contribuir para  aprofundar a reflexão acerca do processo de construção da educação pública no Brasil, do pensamento pedagógico,  enfatizando perspectivas conservadoras, emancipatórias e contra-hegemônicas. Ademais, pretende fomentar  a reflexão e o debate  acerca  da emergência de ações em defesa da escola pública que vêm sendo realizadas na contracorrente de posições antidemocráticas, no atual contexto socio-histórico.

Nesse cenário, conclamamos:  POR NENHUM DIREITO A MENOS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antonio Gramsci

Todo Estado é uma ditadura.