sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Lei 12.499 garante recursos a novas creches que Fundeb não atende

As novas creches e pré-escolas receberão recursos do Ministério da Educação até que passem a ser atendidas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o que só acontece depois de incluídas no Censo Escolar, ou seja, no ano seguinte à sua criação. A lei 12.499, publicada nesta sexta-feira, 30, no Diário Oficial da União, autoriza a União a transferir recursos aos municípios e ao Distrito Federal para prestar apoio financeiro à manutenção de novos estabelecimentos públicos de educação infantil.

Podem receber os recursos creches e pré-escolas construídas com recursos de programas federais, que estejam em funcionamento. O MEC dispõe de R$ 88 milhões para as ações de custeio.

Segundo o diretor de apoio aos sistemas públicos de ensino e promoção da infraestrutura física e tecnológica do MEC, Romeu Caputo, a transferência será feita rapidamente e a lei determina a cobertura do lapso de tempo entre a inauguração da escola e o repasse de recursos federais. “A prefeitura construía a creche e a pré-escola e passava a atender essas crianças, mas não tinha como declará-las no Censo Escolar e só vinha a receber os recursos no ano seguinte.”

Em breve, o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicará resolução que informará o procedimento necessário para o cadastramento das novas creches e pré-escolas no sistema do Ministério da Educação.

Diego Rocha
Fonte: http://portal.mec.gov.br/






Postado por:
Pâmella Tamires Avelino de Sousa
Graduanda em Licenciatura em Pedagogia - UFCG
Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET

Um comentário:

  1. E as escolas de educação infantil não governamentais, filantrópicas, cujo convênio termina em dezembro 2011? Em Pelotas, RS, são 8 nessas condições, proporcionando excelente atendimento, graças ao apoio da comunidade, mas prestes a enfrentar grandes dificuldades financeiras, por terem se adequado a todas as exigências do convênio, inclusive contratando professoras com diploma de terceiro grau.

    ResponderExcluir

Antonio Gramsci

Todo Estado é uma ditadura.