Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Humanidades
Unidade Acadêmica de Educação
Curso de Pedagogia
Programa de Educação Tutorial – PET
Seleção de Bolsistas – 2012
EDITAL N° 01/2012
A
Coordenação do Curso de Pedagogia e a Tutoria do Grupo PET/Pedagogia divulgam,
pelo presente edital, as inscrições para a seleção de bolsistas para o Programa
de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina
Grande, Campus I, para o preenchimento de duas
vagas, em conformidade com as disposições a seguir apresentadas.
1 – Período, local e horário de inscrição
Os candidatos poderão inscrever-se no período
de 01 a 10/10/2012, na Secretaria da Unidade Acadêmica de
Educação, nos turnos matutino, vespertino e noturno – das 8h às 11h30min, das 14h
às 17h e das 18h30min às 21h, respectivamente.
2 – Requisitos
e documentação exigidos para inscrição
Poderão
inscrever-se alunos do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidades da UFCG que
atendam aos seguintes requisitos:
a)
estarem regularmente matriculados, no semestre
letivo 2012.1, do 2º ao 4º período, quando aluno do turno diurno, e do 2º ao 6º
período, quando aluno do turno noturno;
b)
possuírem coeficiente
de rendimento acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0, sem qualquer reprovação.
Para
efetivar a inscrição, o candidato deverá entregar a seguinte documentação:
a) ficha de inscrição devidamente preenchida;
b) cópia do histórico escolar;
c) cópia do RDM relativo ao semestre 2012.1;
d) curriculum vitae resumido
(Anexo A);
e) declaração de que não acumulará bolsas nem manterá vínculo
empregatício ou qualquer atividade ocupacional, durante sua permanência no
grupo PET.
3 – Processo de seleção
3.1. Etapas - a seleção dos candidatos constará de duas
etapas:
a)
a primeira, de caráter eliminatório, compreenderá
uma atividade de expressão oral, uma avaliação escrita e um debate. Somente os
candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na primeira etapa poderão
participar da segunda;
b)
a segunda etapa, de caráter classificatório, constará
de uma entrevista e da análise do perfil acadêmico do candidato (histórico
escolar e curriculum vitae) .
3.2. Conteúdo:
·
prova escrita – referências discriminadas no
Anexo B;
·
debate – compreensão e posicionamento crítico
acerca da temática abordada em um filme, projetado na ocasião, estabelecendo
relação com os textos indicados;
·
entrevista - perfil do candidato, regulamentação
do Programa (PET – Manual de Orientações Básicas) e atividades do Grupo
PET/Pedagogia.
3.3. Calendário
Atividade
|
Data e hora
|
Local
|
Atividade
de expressão oral
|
16/10/2012, às 14h
|
UAEd
|
Avaliação
escrita
|
17/10/2012, às 14h
|
|
Debate
|
19/10/2012, às 14h
|
|
Publicação
resultado parcial
|
22/10/2012, às 9h
|
|
Entrevistas
|
23 e 24/10/2012, a partir das 14 h.
|
|
Publicação
resultado final
|
29/10/2012, às 9 h.
|
Campina
Grande, 01 de outubro de 2012.
ANEXO A
CURRICULUM VITAE
MODELO
1. Dados de identificação
Nome
completo; RG; CPF; Endereço atual; Telefone; E-mail
2.
Dados
acadêmicos
Outro
curso de graduação
Participação
em cursos ou projetos de extensão
Participação
em projetos de pesquisa
Participação
em eventos científico-acadêmicos
Trabalhos
apresentados ou publicados
Outras
informações relevantes
3.
Experiência
profissional (discriminação e período)
4.
Áreas
de estudo ou interesse, no campo da educação
ANEXO B
Referências para o processo seletivo 2012
CHAUÍ,
Marilena. Escritos sobre a universidade.
São Paulo: Editora UNESP, 2001. p. 115-134.
COUTINHO, Carlos Nelson. A
democracia na batalha das ideias e nas lutas políticas do Brasil e de hoje. In:
FÁVERO, Osmar; SEMERARO, Giovanni (org.). Democracia
e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis:
Vozes, 2002, p. 11-32.
SOUZA, Antônio Lisboa de. A
reforma decretada: tendências e perspectivas para a educação superior pública
brasileira. In: CABRAL NETO, Antônio Cabral; NASCIMENTO, Ilma Vieira do;
CHAVES, Vera Jacob (org.). Política de
expansão da educação superior no Brasil: democratização às avessas. São
Paulo: Xamã, 2011. p. 103-120.
Nenhum comentário:
Postar um comentário