O
1º Encontro Nacional de Pesquisa e Práticas em Educacionais (1° ENAPPE),
promovido pelo Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN), que teve como temática Diversidade e Qualidade em Educação, ocorreu
no período 07 a 09 de novembro, e contou com a participação das bolsistas do
Grupo PET/Pedagogia, além de Professor Doutor da Unidade Acadêmica de Educação
(UAEd) do Curso de Pedagogia, da UFCG.
Na programação do evento conteve uma conferência
de abertura intitulada Diversidade e Qualidade em Educação, mesas-redondas
dentro de diversas áreas temáticas tais quais: Formação Docente, Diversidade,
Inclusão e Contextos Educativos, Políticas e Gestão da Educação, Linguagens e
Práticas Educativas, e Fundamentos da Educação. Contou ainda com simpósios
temáticos, sessões de cinema e educação, sessões comemorativas, minicursos,
sessão de pôsteres e lançamento de livros.
Dentre
uma das mesas-redondas do evento das quais as PETianas participaram e que
merece destaque, é a mesa intitulada Política educacional brasileira:
desafios contemporâneos que ocorreu no primeiro dia do evento, a qual teve
como coordenador Gilmar Barbosa Guedes, ex-coordenador do Curso de Pedagogia, e
os palestrantes, Alice Mirian Happy Botler (UFPE), Marcelo Soares Pereira da
Silva (UFU) e Antonio Lisboa Sá de Leitão (UFCG\ PPGEd\UFRN). Este último
iniciou sua fala fazendo um resgate histórico sobre o PNE 2001-2010,
ressaltando que nem 30 % de suas metas foram alcançadas, e que ficamos a quem
do havia sido definido, assim estamos distantes do cumprimento, uma vez que o
acumulo de esforços, no cenário internacional como um todo, são para gerir as
crises e salvar a política econômica, deixando de lado a educação, a análise
que o palestrante realiza, é que deve ser feito um estudo da “política pela
política”.
Palestrantes da mesa redonda: "Política educacional brasileira: desafios contemporâneos"
O
professor Marcelo Soares por sua vez, abordou o PNE, focalizando suas metas e
estratégias no espaço de confronto entre o público e o privado, afirmando que o
Estado investe financeiramente no setor privado, mas isto não modifica a
situação precária dos serviços públicos e que há a necessidade de investimento
em educação com foco na luta pelos 10% do PIB. Segundo ele, o novo PNE nasce
sem apontar novos futuros, apenas reafirma o presente.
Já
a professora Alice Botler trata da política educacional versus gestão escolar,
questionando se a relação é de contradição ou de complementaridade, já que,
para ela, a escola não é uma indústria de soluções, necessitando assim das
políticas públicas, todavia, estas últimas não podem ter toda a centralidade.
Dessa forma, a escola precisa ser autônoma, e precisa ser democrática, pois as
crianças estão tendo acesso às escolas, porém, não é oferecida uma formação que
torne os sujeitos ativos dentro da sociedade.
PETianas com o coordenador da mesa redonda citada acima, Gilmar Barbosa Guedes, ex-coordenador do Curso de Pedagogia (UFCG)
No segundo foram
apresentados nos Simpósios Temáticos, artigos produzidos no âmbito das
disciplinas do curso e pelo PET-Pedagogia, são estes: Estudo do componente
curricular Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal
de Campina Grande, A reforma currícular e o Estágio Supervisionado do Curso de
Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande e As implicações das
correntes neoliberais na escola pública: o neoprodutivismo e suas variantes e a
implantação da lógica da competitividade na educação. Esse momento foi de grande
relevância, porque propiciou discussões e trocas de experiências a partir dos
demais estudos apresentados e discutidos.
PETianas no Centro de Educação (UFRN)
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