SOBRE
A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE RESENHAS NA DISCIPLINA ANÁLISE E PRODUÇÃO DE
TEXTOS ACADÊMICOS, NO SEMESTRE 2018.1
Na disciplina Análise e Produção de
Textos Acadêmicos, ministrada aos alunos do segundo período do curso de
Pedagogia, turno noturno, no primeiro semestre letivo do ano de 2018, foi
realizada uma experiência significativa de produção de uma resenha acadêmica, a
partir da leitura do livro “Educar
os três primeiros anos: a experiência de Lóczy”, organizado por Judit Falk e
publicado pela editora Junqueira e Marin, em 2011.
A
escolha da obra mostrou-se muito adequada, uma vez que os alunos ainda não
haviam, ao longo das disciplinas cursadas no primeiro semestre, discutido nada
referente à educação dos bebês e, em virtude disso, encantaram-se enormemente
pelas reflexões feitas no livro a respeito da experiência da instituição
húngara chamada de Lóczy, focada na educação de crianças do zero aos três anos
e baseada na construção da autonomia, no fomento ao movimento livre, ao jogo
independente e à iniciativa infantis, e no respeito do adulto à criança como
ser ativo.
Esse
encantamento pela temática constituiu-se como um fator preponderante na
experiência de aprendizagem da produção escrita de uma resenha, na qual se
discutiram, além das características desse gênero acadêmico, o conteúdo dos
artigos do livro, voltados a diferentes aspectos do desenvolvimento e das
experiências cognitivas, motoras, afetivas, linguísticas e sociais de crianças
nos primeiros anos de vida. Os alunos foram envolvidos no estudo e apresentação
desses capítulos e, com vistas a escrever sobre cada um deles, foram orientados
a responder a diferentes questionamentos acerca do lido e discutido, a partir
de roteiros elaborados pelas monitoras e professoras da disciplina, como exemplificado
a seguir:
“A
partir da leitura dos três prefácios do livro “Educar os três primeiros anos: a
experiência de Lóczy", organizado por Judit Falk, responda:
- A que público a obra se dirige?
- Os prefácios esclarecem o tópico geral da obra? Qual é?
- Como os três textos avaliam a experiência do Instituto Lóczy?
- Os prefácios
esclarecem o objetivo do livro. Qual é esse objetivo?”
“A
partir da leitura do capítulo “O que é a autonomia na primeira infância?”, do
livro “Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy", organizado
por Judit Falk, responda:
- O que as autoras
Tardos e Szanto-Feder discutem no texto?
- Que importância
elas dão ao movimento livre do bebê em um ambiente rico e adequado às suas
necessidades e interesses? Por quê?
- Que relação as
autoras veem entre motricidade e desenvolvimento da autonomia, da
personalidade, do intelecto e dos afetos da criança pequena?
- No capítulo, a
discussão teórica é permeada pela apresentação de exemplos extraídos de
observações das crianças na instituição Lóczy. Como você avalia a inserção
desses exemplos no texto para o favorecimento da compreensão do discutido?”
A vivência de produção do gênero acadêmico resenha
foi, portanto, embasada inicialmente pela construção coletiva da compreensão do
conteúdo dos capítulos da obra. Também pela produção de diferentes versões do
texto escrito, num processo caracterizado por reescritas e aprimoramento
progressivo do produzido, até que se considerasse a versão realizada como
adequada à socialização e à divulgação neste blog.
O significado dessa experiência de aprendizagem foi
muito expressivo para todos os que dela participaram e, mais especificamente,
para as discentes que, além de terem lido a obra com interesse e prazer,
aprenderam sobre o gênero resenha, tão relevante no contexto acadêmico. Os
comentários apresentados a seguir, realizados por alunas das duas turmas da
disciplina, ressaltam como avaliaram a experiência e sua inserção nela:
Além de bastante
conhecimento gerado acerca do gênero acadêmico resenha, a experiência nos
permitiu desenvolver muita criticidade a respeito do livro trabalhado - “Educar
os três primeiros anos: a experiência de Lóczy”, pois rompeu com a nossa visão
de considerar o bebê um ser passivo, que nasce somente para aprender o que a
gente ensina e que não é capaz de fazer seu próprio acontecer.
Desenvolver a
resenha foi um empenho árduo, de certa forma, porque, na época, não tínhamos
tido ainda o contato com esse gênero. Para mim, foi complicado transcrever a
minha avaliação da obra em seus capítulos por não conseguir passar por escrito
o que pensava. Entretanto, com o auxílio de debates sobre os capítulos e, ao
final de cada debate, questões acerca das ideias principais de cada um,
tornou-se mais facilitada a escrita da resenha.
Foi uma
experiência incrível tanto em obter bastante conhecimento sobre a autonomia dos
bebês quando incentivada, quanto sobre esse gênero tão visto, tão percorrido e
tão importante na esfera acadêmica!! Não foi fácil, repito, após tantas
correrias, atrasos e contratempos, tudo deu certo no final!! (Aparecida Tomaz Diniz)
Para iniciar,
queria deixar claro que escrever uma resenha no primeiro momento não foi nada
fácil. Permeada de medo, insegurança e sentimento de incapacidade para
escrevê-la, me vi um tanto desesperada. No entanto, apesar de todos esses fatos
relatados acima, posso afirmar que o livro “Educar os três primeiros anos: a
experiência de Lóczy” fez essa caminhada se tornar menos árdua, tendo em vista
que trouxe conteúdos empolgantes e cheios de novas descobertas acerca do
desenvolvimento dos bebês.
Ao
finalizar a versão da resenha, pude sentir o quão importante foi a descoberta
desse gênero e um sentimento de gratidão me permeou por ter descoberto tal
gênero por meio de um livro tão rico em informações imprescindíveis. (Quézia Rafaela Medeiros Sousa)
A
leitura do livro “Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy”
proporcionou-me um conhecimento engrandecedor, pois antes eu enxergava os bebês
com uma visão de senso comum, ou seja, que eles dependiam do adulto para tudo.
Entretanto, com a absorção da riqueza do conteúdo presente na leitura do livro,
mudei minha concepção. Assim, hoje os vejo como seres autônomos, capazes de
aprender sozinhos e de participar do seu desenvolvimento, desde que o meio em
que estão inseridos favoreça esses resultados. Desse modo, a resenha sobre a
obra trouxe grandes benefícios, pois além de aprender a produzir esse gênero,
consegui adentrar, de forma reflexiva e crítica, na temática da experiência de
Lóczy. Além disso, foi agudamente satisfatório, para mim, indicar a relevância
dessa leitura para educadores infantis e pais. Em suma, garanto que a
compreensão da mesma só vem a somar na vida de pessoas que buscam entender os
bebês em uma nova perspectiva. Por isso, sou completamente grata à professora
por ter disponibilizado essa obra para a realização da leitura e da resenha. (Renata
Alves)
O livro “Educar os
três primeiros anos: a experiência de Lóczy” é incrível e ao lê-lo foram
desconstruídos todos os conceitos de que o bebê é um ser passivo que sempre
está precisando da nossa ajuda para tudo. Quanto mais o lia, mais descobria a
inteligência incomparável deles. Para facilitar a leitura e esclarecer nossas
dúvidas, a professora dividiu os capítulos com a turma e juntos discutimos
minuciosamente cada um deles. Essas discussões foram de grande relevância para
a preparação das resenhas.
A construção da resenha não foi fácil, mas com o auxílio da
professora e monitoras, se tornou uma experiência tranquila e até agradável. No
final de tudo, foi maravilhoso, pois aprendemos de fato o que é e a fazer uma
resenha e hoje estamos preparados para realizar qualquer atividade proposta
acerca desse gênero. (Ticiane Ferreira)
Ler
o livro sobre a experiência Lóczy foi gratificante e, ao mesmo tempo,
enriquecedor. Por se tratar de experiências com bebês, me fez pensar e analisar
a grande importância de respeitar a autonomia que esses sujeitos merecem. Ler e
comentar nas aulas capítulo por capítulo foi ainda mais instigante e me tornou
habilitada a perceber que o livro é atual e necessário para aqueles que lidam
com crianças pequenas.
Produzir
o gênero resenha se tornou mais interessante nesse contexto porque além de
envolver o universo de bebês me fez analisar, descrever os aspectos mais
relevantes do livro. Desse modo, compreendo que produzir será fundamental para
a elaboração de novas resenhas na academia. (Valdísia da Silva Lima Félix)
Dada a
impossibilidade de publicar, neste blog, todos os textos construídos
pelas alunas, foram selecionadas duas resenhas do total de textos produzidos
nas duas turmas. Cabe esclarecer que essa escolha não diminui o valor da
aprendizagem e da qualidade das demais resenhas construídas, pois, vale
salientar, qualquer uma destas poderia ter sido selecionada para essa
publicação.
Consideramos que o
intuito da realização da experiência com a produção de resenhas acadêmicas na
disciplina Análise e Produção de Textos Acadêmicos foi atendido a contento, uma
vez que resultou em significativas aprendizagens e vivências. Nesse sentido,
esperamos que o objetivo maior da produção dos textos pelas alunas, que foi
avaliar a obra para convencer outros leitores a lê-la, possa, por meio desta
publicação, incentivar a busca e a leitura dela por outros interessados.
Professoras Fabíola Cordeiro de
Vasconcelos e Maria das Graças Oliveira
(ministrantes
da disciplina Análise e Produção de Textos Acadêmicos no semestre 2018.1)
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