Na tentativa de inserir a cultura nordestina no
imaginário de crianças que estudam o Jardim I na Creche Municipal da cidade de
Gurjão, as professoras trabalharam em sala de aula com os símbolos juninos. “Os
pequenos puderam compreender um pouco do universo cultural de nossa região
através de atividades coletivas que ressaltavam um cenário cheio de balões,
fogueiras e comidas típicas”, afirma a professora Cléia Cavalcante..
Segundo a coordenadora pedagógica, Lúcia de
Marilac, atividades como essa contribuem com o processo de ensino-aprendizagem
das crianças. Ela ainda destacou a importância de trabalhar a cultura regional
no espaço escolar. “É fundamental que os professores apresentem essa identidade
cultural que precisa ser construída na mentalidade das crianças desde
pequenas”.
Além disso, os alunos realizaram uma apresentação
com a música “Flor do Mamulengo” interpretada pela banda de forró cearense,
Mastruz com Leite. A canção fala sobre a história de uma boneca de pano que se
apaixonou por seu colega, só que o amor não era correspondido. Através da
música os alunos tiveram contato com o teatro de mamulengos, uma das maiores
representações do teatro popular brasileiro.
Durante a apresentação cada criança retirava um
boneco de uma caixa para fazer a encenação conforme a música. “Achei tudo
lindo, as professoras estão de parabéns, iniciativas como essa não deixam que
as tradições do nosso tempo e a história da cultura nordestina se percam no
tempo”, revela Desterro Medeiros, mãe da pequena Paloma.
_______________________________________________________________________
Algumas reflexões
Sem dúvidas trabalhar com a cultura dos
alunos é um fator basilar no processo ensino-aprendizagem e a porta de entrada
para um universo de várias experiências e descobertas. A cultura nordestina, a
nossa cultura, é rica em músicas, danças, comidas, lendas, personagens e isso
desperta a imaginação de todos, inclusive das crianças.
Vários estudiosos, tal como Vygotsky, colocam que todo o
trabalho com os alunos devem partir dos
conhecimentos prévios que estes possuem, pois possibilitam inúmeras
metodologias e principalmente, permitem a criança, a partir do concreto, compreender e construir diversos
conhecimentos abstratos.
POSTADO POR:
Juliana Vasconcelos de Andrade
Vanderléia Lucena Meira
Graduandas de Licenciatura em Pedagogia - UFCG
Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET
Nenhum comentário:
Postar um comentário