O Seminário
Nacional do HISTEDBR (Grupo de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e
Educação no Brasil), em sua nona edição, realizado na capital do Estado da
Paraíba, João Pessoa, entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, teve como
principal razão para ser realizado nesta cidade, a comemoração dos vinte anos de existência do HISTEDBR-PB, além
de ter se constituído num espaço propício para homenagear o filósofo e
pedagogo, Dermeval Saviani, sintetizador da pedagogia histórico-crítica,
fundador do HISTEDBR e atual coordenador geral.
Dermeval Saviani agradecendo a homenagem
A
referida homenagem foi conduzida pela Profa. Dra. Lourdes Barreto, a qual o
denominou de “mestre do Brasil”, ressaltando sua firmeza teórica marcada por
propostas políticas. De base marxista, Saviani acredita que a escola não
deveria perpetuar um único e mesmo perfil, tendo assim a contradição um espaço
reservado. Neste contexto, sua
teoria se opõe a desigualdade gerada na escola, afirmando que a instituição
escolar deve partir das diferenças entre os sujeitos para formar uma
homogeneidade que buscaria, assim, uma sociedade igualitária. Faz-se necessário
destacar que durante o evento, Dermeval Saviani, deixou claro que sua pesquisa
se caracteriza por ser uma construção coletiva com aqueles interessados em
superar os problemas educacionais e solucioná-los.
Abertura do evento no auditório da reitoria, da UFPB
Discutiu-se
também no evento a história da UFPB, assim como os avanços das pesquisas na
Paraíba a respeito dos estudos sobre a cultura escolar, os professores, os
colégios, experiências pelas quais o grupo de pesquisa HISTEDBR ganhou fôlego no
estado paraibano e possibilitou o contraste entre o cenário da pesquisa em
educação do Brasil no início dos anos 70, ao qual Lourdes Ramalho chama de
“terreno árido” e o destaque que hoje, estando como “terreno fértil”, o Brasil
apresenta pela quantidade significativa de pesquisas realizadas da área e publicadas não somente no Brasil, mas também em países como a Espanha e Portugal.
Além das mesas redondas com a presença de autoridades na área da História da Educação e das conferências, o evento também oferece a oportunidade de pesquisadores e estudantes apresentarem suas pesquisas nas sessões de comunicação, tendo estas oito diferentes eixos temáticos:
1. Biografias, intelectuais e ideias pedagógicas
2. Políticas públicas e história das instituições educacionais
3. Práticas escolares e processos educativos
4. Mulheres, infância e a educação
5. Movimentos sociais, etnia, direitos humanos e a educação
6. Marxismo e a educação
7. História, trabalho e educação
8. Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação.
A segunda noite do evento foi marcada pelo lançamento de livros, dentre eles o livro:
"Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar" que tem como organizadores Dermeval Saviani e Newton Duarte.
As
PETianas Laís Venâncio e Micaelle Ribeiro aguardando os
autógrafos no livro
citado acima
A
PETiana Micaelle Ribeiro e Dermeval Saviani.
O lançamento de livros contou com a participação de Paulino José Orso, Doutor em história e filosofia da educação pela UNICAMP. Professor adjunto do curso de pedagogia da UNIOESTE. Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDOPR.
As
PETianas Laís Venâncio e Micaelle Ribeiro com Paulino Orso.
O evento também realizou três mesas redondas que ocorreram
no turno da tarde, a última mesa com o tema: História e historiografia das
instituições e das políticas educacionais,
teve como palestrantes: Prof. Dr. Wenceslau Gonçalves Neto e Prof. Dr. José Luis Sanfelice, além da tutora do Grupo PET-pedagogia UFCG
Melânia Mendonça Rodrigues.
Mesa redonda: História e historiografia das instituições
e das políticas educacionais
As PETianas Micaelle Ribeiro e Laís Venâncio com
a tutora do PET-Pedagogia Melânia Rodrigues
Postado por Laís Venâncio de Melo e Micaelle Ribeiro do Nascimento
Graduandas do 3.º período do curso de Licenciatura em Pedagogia
Bolsistas do PET-Pedagogia
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