Além da Páscoa, Hoje é o dia do Livro Infantil
"O Brasil é um país com histórico
recente quanto à apreciação e trabalho com a leitura de Literatura Infantil. Em
nosso contexto, a literatura infantil teve início a partir do século XIX, com a
Imprensa Régia, quando predominaram algumas traduções e adaptações das obras
européias. Com a proclamação da República, o país se tornou mais urbano
surgindo a necessidade de formar um público melhor instruído. Esse processo
modificou-se em 1921, com a publicação do livro A menina do narizinho arrebitado, de Monteiro Lobato, a qual se
caracteriza pela preocupação com o respeito às características do leitor
criança. Até o final dos anos 60, pouco de criativo surgiu, sendo apenas durante
o regime militar que a Literatura Infantil ganhou força, por ser uma forma de
expressar as repressões sofridas pela ditadura. A partir das décadas de 70 e 80
até os dias atuais, observamos uma larga produção de obras, havendo a
necessidade de um olhar crítico sobre essa
produção.
A leitura de literatura infantil
proporciona as crianças desenvolvimento emocional, sensitivo, auxiliando também
na compreensão do mundo, uma vez que estes são textos que não se prestam a
ensinar conteúdos escolares, sua finalidade não é prática e imediata, mas
propiciam a fantasia e uma apreciação sensitiva que promove o crescimento
intelectual através do prazer. Segundo Azevedo (1999):
A
literatura utiliza a ficção (fala da verdade inventada e não ocorrida de fato),
a linguagem poética (que costuma ser lúdica, conotativa, ambígua, está
preocupada com o ritmo, com a sonoridade, pode inventar palavras, usar
trocadilhos etc.), tem como objetivo fundamental a motivação estética (portanto
a diversão, o prazer) e ainda representa uma subjetiva especulação, não uma
lição, sobre o exercício da existência. p.86
Muitos autores que escrevem e ilustram a natureza infantil devem ser referenciados, tais como:
Ziraldo, Eva Furnari, Cecília Meireles, Lalau e Laura Beatriz e muitos outros"...
SOUSA. Pâmella Tamires Avelino de, LEITE. Tatiana
de Oliveira, VASCONCELOS. Fabíola Cordeiro de. Proposta de ensino e leitura de um livro literário: Formação de leitores autônomos, críticos e
reflexivos. Campina Grande/PB -2011.
AZEVEDO,
Ricardo. Livros didáticos e livros de literatura: chega de confusão! In.: Presença Pedagógica. v.5 n. 25.
janeiro-fevereiro 1999.
AGUIAR, Vera Teixeira de (coord.) et al. Era uma vez... na escola: formando
educadores para formar leitores. Belo Horizonte; Formato Editorial, 2001.
(Série Educador em Formação).
FARIA,
Maria Alice. Articulação do Texto com a
Ilustração. In.: Como usar a literatura
infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. – (Coleção como usar
na sala de aula)
LIMA. Graça. O universo fascinante dos signos.
In.: A alma da imagem: A ilustração nos
livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores / Lucia Pimentel
Góes (orgs.) – São Paulo: Paulus, 2009. – (Coleção Pedagogia e educação)
Postado por:
Pâmella Tamires Avelino de Sousa
Graduanda de Licenciatura em Pedagogia - UFCG
Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET
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