Responsabilidade
Docente
Inicialmente, sem educação não há
futuro. Quem disse não existe educação? Depende do conceito empregado e
principalmente da intencionalidade política e ideológica desta educação. Sem
professor não há educação. Pois bem, ser professor não é uma vocação divina
surreal, exige esforço, estudo, coragem, sempre! Assim se deriva, sem
qualificação não há professor. E sem querer ser negativista, mas critico, vamos
analisar também quais são os espaços de formação continuada, que lugares são esses?
Quem fornece essa formação? Quem são as pessoas que “preparam” outras pessoas
para “ensinarem/educarem” crianças, adolescentes e adultos.
Ser Professor indica uma série de
responsabilidade que se inicia na formação, desde a preocupação com a filosofia,
sociologia, economia, história, cultura, psicologia, política, artes,
linguística, e etc. sobre conhecer seu país, quais as estruturas determinantes
e qual papel estas impulsionam para a educação. Além disso, tem a preocupação
em sala de aula, você lida com pessoas, com sujeitos em desenvolvimento que te
demonstram a todo instante vontade de aprender de conhecer de viver, e se o
Professor tem disponível o material para realizar essa tarefa, não se preocupe
que ele juntará a sua capacidade e a todo o ensinamento construtivista que ele
ouviu durante anos na universidade. Material escolar, e também o salário que
lhe confere diante de tal responsabilidade. Afinal, o médico, o advogado, o
engenheiro, e etc. passa sim pelas mãos do Professor, da Escola, do Gestor, da
Merendeira, Supervisora, Psicólogo, Vigia, estão todos lá, são todos sujeitos
que influencia e participam da educação. Educação não se restringe ao espaço da
sala de aula.
Mas, se a responsabilidade essencial é
do Professor, me diga Quem conduz a educação nacional? Quais as políticas que
norteiam a educação? Qual sua intencionalidade? Quem investe na educação? E aí,
quanto investe? Para que? Tem certeza que esse investimento ta sendo feito de
maneira correta? Quantas vezes esse responsável ai por mandar o investimento
visitou a escola? Será que houve desvio?
Acredita-se que o Brasil é o país do
futuro, onde tudo se pode acontecer. Realmente, se não for levado sempre na
camaradagem do “jeitinho brasileiro”. Tem que investir na formação? SIM, Tem
que melhorar o salário? SIM, Tem que auxiliar a escola? SIM, tem muitas coisas
a serem feitas, além de apenas avaliar a educação e tentar elevar níveis
conforme dados de outros países. O Brasil é um país singular, e deve ser
considerado conforme suas peculiaridades. É necessária uma educação que não
padronize os sujeitos. Confuso se até mesmo as diretrizes nacionais são
padronizações.
Sempre existirão perguntas de como
melhorar a educação. Porém o caminho não é culpar o Professor, ele não é o
único responsável pela educação, ou qualidade do ensino. As diretrizes, os
Referenciais, os modelos de educação poucas vezes passa por suas mãos, poucas
vezes os conhecem. O problema da educação brasileira é séria e realmente sem
cuidado não evoluirá. Para isso precisa mudar as práticas negativas herdadas de
coronelismo, influencia, nepotismo, que aflige todo o cenário brasileiro,
inclusive a Educação, então pensá-la como um problema isolado tratável a doses
homeopáticas não é o caminho. Muito menos responsabilizar apenas o Professor.
Postado por:
Pâmella Tamires Avelino de Sousa
Graduanda de Licenciatura em
Pedagogia - UFCG
Bolsista do Programa de Educação
Tutorial - PET
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