O
Grupo PET realizou o Seminário Temático
"Registro da atuação do Movimento dos Atingidos por
Barragens nos reassentamentos de Acauã: a alfabetização de jovens e adultos", ministrado
pela professora Dr. Edileuza Custódio.Aqui disponibilizamos o resumo da
tese, e logo mais, as fotos da apresentação.
RESUMO
O trabalho circunscreve-se na
problemática da subescolarização da população excluída da educação no tempo
regular, contribuindo para a produção do conhecimento sobre práticas educativas
desenvolvidas na EJA. Focaliza a proposta pedagógica e a experiência com a
alfabetização de jovens e adultos no contexto da mobilização de populações
afetadas pela construção de barragens. Retrata a mobilização internacional,
nacional e estadual contra a construção de grandes barragens e o surgimento do
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), destacando seu projeto geral de
educação e registrando a sua atuação na educação, particularmente na
alfabetização de jovens e adultos. Teórico-metodologicamente, são consideradas
duas categorias interligadas: a totalidade histórica, essencialmente teórica, e
a prática na educação de jovens e adultos. Com base na totalidade, esboça uma
explicação contextualizada da situação dos atingidos e, respeitando a segunda
categoria, que faz parte da primeira, situa a alfabetização como um dos
aspectos básicos do processo de formação do homem omnilateral. O estudo aborda
o contexto amplo das barragens no mundo, situando os efeitos socioambientais
decorrentes da construção de barragens no Brasil, na Região Nordeste e na
Paraíba e sublinhando consequências da construção da Barragem de Acauã nos
municípios paraibanos de Aroeiras, Itatuba e Natuba. Apresenta o contexto
particular da população afetada por Acauã, resumindo uma visão panorâmica dos
municípios paraibanos envolvidos e apreendendo as condições de realocação da
população. Aprecia o projeto educativo e a proposta de alfabetização do
MAB-Nacional, operacionalizada pelo MAB-Paraíba nos reassentamentos localizados
no entorno de Acauã. Assevera que, para além das políticas públicas que incluem
o financiamento, a viabilidade da resolução do problema do analfabetismo pode
ser completada pela via de ações pedagógicas atreladas às especificidades e
necessidades imediatas da população a que se destinam, respeitando ações
conectadas por meio de um projeto de educação, amplo e contextualizado. Avalia
o projeto de alfabetização de jovens e adultos desenvolvido no espaço delimitado
pelo MAB-Paraíba, como exemplo de uma ação pedagógica contextualizada. Por fim,
recomenda aos pesquisadores e educadores em geral, comprometidos com essa
perspectiva de trabalho, que atentem à forma de articular as discussões e a
participação, para que as expectativas e necessidades dessas comunidades sejam
contempladas, em projetos pedagógicos e espaços fundados no debate, no diálogo
e na reflexão coletiva.
Palavras-chave: Movimento dos
Atingidos por Barragens. Barragem de Acauã. Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Projeto Pedagógico.
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